Cultura & Lazer Titulo
Discussões literárias
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
09/04/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


A originalidade poética e vocabular de Augusto dos Anjos revelada por Ana Miranda, escritora cearense traduzida para mais de oito línguas e vencedora de um prêmio Jabuti. Mais do que um encontro de grandes nomes da literatura – vivos ou não –, o projeto Tertúlia, que traz a autora ao Sesc São Caetano nesta quarta-feira, é um encontro que resgata o amor pela conversa sobre livros.

Em uma reunião bastante intimista, como um encontro de amigos – como o próprio título do projeto sugere – , Ana apresentará a obra A Última Quimera, romance baseado na vida e na obra do ‘maldito’ Augusto dos Anjos (1884- 1914).

Considerado pelos modernistas um dos mais originais poetas de todos os tempos, o paraibano publicou apenas um livro, batizado de Eu, em que concentrava os versos em si próprio.

Resposta - Iniciado em março no Sesc Pinheiros, em São Paulo, o evento segue até junho e trará às unidades de São Caetano e Santo André grandes nomes da literatura nacional. A idéia é que esses autores discutam não suas próprias obras, mas as de outros escritores.

Segundo o idealizador do evento, o escritor Tiago Novaes, Tertúlia é uma resposta ao modelo dos encontros literários realizados atualmente. “Hoje, percebemos que a sofisticação dessas reuniões abafa um pouco a obra literária”, explica. “Percebi que muito se falava sobre marketing e mercado editorial e pouco se conversava sobre literatura.”

Em 2005, Novaes convidou a professora Carolina Carrijo e ambos elaboraram a primeira edição do projeto, sediada na Livraria da Vila.

Com a experiência, a dupla pôde organizar a segunda edição. “Nós convidamos autores que sentimos afinidade. Alguns não aceitaram a exposição, mas teve muita gente que gostou da idéia”, conta Carolina sobre a escolha dos nomes para liderar os encontros. Ao final, um respeitável time embarcou na idéia e selecionou seus escritores prediletos.

Além de Augusto dos Anjos por Ana Miranda, a região terá Nelson Rodrigues por André Sant’anna, João Gilberto Noll por Fabrício Carpinejar, William Burroughs por Lourenço Mutarelli, Luiz Alfredo Garcia-Roza por Contardo Calligaris e Franz Kafka por Juliano Garcia. A programação completa pode ser conferida pelo site www.sescsp.org.br

Tertúlia – Encontro literário com Ana Miranda, sobre Augusto dos Anjos. Nesta quarta-feira, às 20h. No Sesc São Caetano – r. Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;