Cultura & Lazer Titulo Arte
MAM celebra com Duchamp
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
15/07/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Para homenagear um dos artistas mais controversos do século 20 e também seu aniversário de 60 anos, o MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo abre nesta terça-feira (para convidados e na quarta-feira ao público) a exposição Marcel Duchamp: Uma Obra Que Não é Uma ‘Obra de Arte'. A mostra busca uma reflexão da revolução artística promovida por Duchamp (1887-1968).

Serão expostas cerca de 120 peças, consideradas marcos na carreira do artista franco-americano. A curadoria é de Elena Filipovic, especialista no artista. Dentre as obras, destaque para O Grande Vidro. Inédita no Brasil, a peça é uma réplica da obra original, que se encontra no Museu de Arte da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Grande parte do acervo é de réplicas, reproduções ou reconstruções dos originais. Quase tudo produzido por Duchamp se perdeu enquanto ele ainda era vivo. Mas a utilização de cópias também remete ao conceito pregado por ele, no qual coloca em questão a sacralização da ‘obra de arte' e sua legitimação. Há também um espaço reservado que remete ao ateliê no qual Duchamp criava e apresentava suas obras. (Supervisão de Melina Dias)

Marcel Duchamp: Uma Obra Que Não é Uma Obra de Arte - Exposição. No Mam - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Tel.: 5085-1300. Ingr.: R$ 5,50. 3ª a dom., das 10h às 18h. Até 21 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;