Setecidades Titulo Saúde
Sto.André pretende ampliar consultas com novo centro cirúrgico
Por Kelly Zucatelli
Do Díário do Grande ABC
26/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Passar o número de consultas pré e pós-operatórias de 80 para 150 por dia é a expectativa da Secretaria de Saúde de Santo André, com as novas instalações do Centro de Especialidades Cirúrgicas do Hospital Municipal, inaugurado sexta-feira. "Antes o centro de especialidades funcionava numa casa alugada pouco distante daqui (do Hospital). Agora estará tudo integrado (centro e hospital), o que facilitará para os pacientes", disse o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duart

Serão 10 consultórios para atender 15 especialidades. Entre elas, vascular, urologia e neurologia.Além de psicologia, fonoaudiologia, prematuros e consultas nutricionais.

O corpo médico do centro hospitalar que será dirigido por Rosa Aguiar contará com cerca de 40 profissionais. Os enfermeiros passaram de quatro para seis por dia. "Devemos salientar que cada cirurgião conta com uma equipe de mais ou menos três profissionais especializados", lembrou o secretário. Haverá também a implantação de serviços de ultra-som, coleta de exames e avaliação cardiológica.

Após a inauguração, pacientes já começaram a ser atendidos. "Acho que ficará melhor o atendimento. Facilita pois está ao lado do hospital", disse a gestante Aurenice Rodrigues Chaves, 31 anos.

Centro saúde-escola - Depois de quase um ano de execução de obras para reforma e ampliação, o Centro de Saúde-Escola Capuava, será entregue neste sábado, às 10h. O espaço que é uma parceria da Prefeitura de Santo André e a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, centraliza atendimentos de clínica-médica, enfermagem, saúde coletiva, serviço social e odontológico.

Com a ampliação, o centro passa a contar com mais de 550 m², batizada Módulo Maternal, que reúne consultórios de pediatria, hebiatria e ginecologia/obstetrícia, além de brinquedoteca, lactário-fraldário e sala de discussão de casos. "O projeto do Centro de Saúde-Escola é caro porque foca o atendimento básico. A faculdade entrará com corpo técnico. Vamos treinar funcionários da rede pública como enfermeiros, auxiliares e médicos para que se eles atendam nos postos de saúde", explicou Duarte.

De acordo com o secretário, a obra custou cerca de R$ 1 milhão, sendo que parte da verba veio do governo federal por meio do programa Pró-Saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;