Esportes Titulo Eliminado
Tigre empata com Fortaleza e dá adeus à Copinha
Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
14/01/2013 | 07:04
Compartilhar notícia


O sonho mais uma vez virou pesadelo. O São Bernardo empatou com o Fortaleza por 1 a 1, ontem, no Baetão, e deu adeus à Copa São Paulo de Futebol Júnior. Pelos critérios de desempate, o Tricolor cearense terminou na primeira colocação do Grupo P e garantiu vaga para a próxima fase. Já o Tigrinho tenta juntar os cacos da inesperada eliminação em casa.

 

Quem viu o jogo no início deve ter pensado que o castigo do São Bernardo foi justo. Afinal, o time do Grande ABC passou os primeiros minutos apenas assistindo o adversário em algumas tentativas de gol. Talvez a ansiedade ou até mesmo o fato de estar jogando ao lado da torcida (que havia protestado na vitória sobre o Caxias) tenham sido os fatores fundamentais para que o Tigrinho estivesse tão apático.

A situação começou a mudar apenas a partir dos 20 minutos. E ganhou corpo quando Valterson, aos 27, encheu o pé e Max salvou à queima roupa. O Tigrinho, enfim, mostrou suas garras. E quase abriu o placar com Hércules, aos 36. O chute passou rasteiro e assustou. As emoções ficaram guardadas mesmo para o segundo tempo.

 

E logo no início da etapa complementar, a alegria tomou conta dos são-bernardenses. Douglas dividiu com Hércules e o árbitro marcou penalti duvidoso. Gabrielzinho bateu e fez 1 a 0. Empolgado, o São Bernardo quase ampliou, novamente com Gabrielzinho na bola parada. Em cobrança de falta, o lateral-esquerdo mandou rente à trave esquerda do goleiro adversário.

 

Mas o Fortaleza não estava morto. E após algumas tentativas, conseguiu o empate na base da raça. Aos 40 minutos, o árbitro marcou outro pênalti duvidoso, dessa vez para os cearenses. Edinho cobrou e empatou: 1 a 1. No fim, até o goleiro Luiz Daniel foi ao ataque tentar o gol salvador. Mas de nada adiantou. Em 2012, o Tigrinho caiu nas oitavas de final.

Azulinho é o único representante da região

A equipe sub-20 do São Caetano será a única representante da região na segunda etapa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o encerramento da fase de grupos, ontem, ficou definido que o Azulinho enfrentará o Grêmio Osasco, amanhã, às 16h, no Estádio José Liberatti, em Osasco. As equipes se enfrentaram recentemente na fase de preparação em partida amistosa.

“Eles têm uma boa equipe. De certa forma será bom enfrentá-los, porque é uma equipe que já conhecemos”, analisou o coordenador da base, Márcio Griggio.

Uma das surpresas da equipe na primeira fase foi o volante Igor, 17 anos. Segundo Griggio, o empresário de um clube – preferiu não citar o nome – procurou os pais do garoto com a intenção de tirá-lo do São Caetano. “Alguns empresários não seguem muito a ética. Sequer procuraram o clube, foram direto nos pais, que nos garantiram que ele continuará no São Caetano”, criticou.

Na avaliação do coordenador da base do São Caetano, os clubes mandam gente mal preparada para observar a garotada na Copinha. “Aparecem e oferecem muitas coisas que nem sempre serão cumpridas, mexem com a cabeça dos meninos.”

De acordo com Márcio Griggio, o clube tem conversado com o jogador. “Estamos trabalhando a cabeça dele para que não se vislumbre com essas situações.”

 

Grandes de São Paulo avançam sem susto

A segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior terá a presença dos quatro grandes times da Capital. Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos se garantiram sem susto.

A classificação tira um pouco o peso da garotada, principalmente para São Paulo e Palmeiras. No caso do Tricolor, porque em 2012 foi eliminado na primeira fase, e sofreu com as duras críticas de Juvenal Juvêncio, que ameaçou mudanças profundas na base, o que acabou não ocorrendo. No caso do Palmeiras, a pressão atingiu também a garotada por conta do vexame da equipe principal, com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, no ano passado.

Além dos quatro grandes da Capital, outras equipes paulistas estão classificadas para a segunda fase do torneio, entre os quais Mogi Mirim, Sertãozinho, Desportivo Brasil, Atibaia, Velo Clube, Ferroviária, Audax e o Grêmio Osasco.

Entre os grandes do Rio de Janeiro, a surpresa ficou por conta do Flamengo. Até mesmo sua própria torcida parece não acreditar no vexame que o clube proporcionou, no Grupo E. O Rubro-Negro foi eliminado pelo América, de São José do Rio Preto, enquanto seus principais rivais (Fluminense, Vasco e Botafogo), garantiram vaga.

Com o encerramento da fase de grupos, ontem, ficaram assim definidos os confrontos para a segunda fase da Copinha: Grêmio x Coritiba; Figueirense x Atlético-MG; América (SP) x Juventude (RS); Corinthians x Bahia; Atlético (PR) x Mogi Mirim; Vasco x Goiás; São Paulo x Santa Cruz; Botafogo (RJ) x Fortaleza; Palmeiras x Desportivo Brasil; Velo Clube x Internacional (RS); Atibaia x Sertãozinho; Cruzeiro x Fluminense; Santos x Naútico; Grêmio Osasco x São Caetano; América/MG x Ferroviária e Paraná x Audax.  TB

 

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;