Política Titulo Santo André
PT investe em namoro com PV para fortalecer Grana

Verdes barganham para ampliar espaço no projeto de reeleição de Aidan

Por Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
29/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O PT faz ofensiva para contar com o PV andreense no arco de aliança do deputado estadual Carlos Grana, pré-candidato do partido ao Paço no ano que vem. Atualmente, na órbita governista, a tentativa de aproximação valeria, possivelmente, o posto de vice na chapa majoritária. As conversas tiveram pontapé inicial em âmbitos superiores e a parceria seria sacramentada em conjunto nas duas principais cidades do Grande ABC: Santo André e São Bernardo.

Apesar de o PV caminhar na base de sustentação, a mudança de lado parece iminente. A linha governista do PV tem desagradado as instâncias nacional e estadual. O presidente do PV em São Paulo, Marco Antonio Mroz, disse ontem que a executiva entende que a aliança tem de ser melhor discutida. "Santo André está num caminho que precisa mudar um pouco o ponto de vista daquilo que está construindo para agora."

Recentemente, o comandante local da legenda, vereador Donizeti Pereira, anunciou sua saída da direção. Líder do governo Aidan no Legislativo, o parlamentar desistiu da presidência, deixando o PV livre para tratar a parceria com outras siglas. Diante do cenário, Eric Lamarca, ex-diretor de Trânsito na gestão João Avamileno (PT), foi escolhido por meio de nominata para assumir o cargo.

O presidente do PT, Luiz Turco, afirmou que há interesse do partido em estreitar as relações com PV. Segundo o petista, as conversas, por enquanto, estão sendo informais e paralelas com interlocutores. "O PT considera o PV representativo em todas as esferas. Os votos da Marina Silva, principalmente aqui na cidade, deram demonstração disso. Achamos que é possível caminhar juntos."

Lamarca adiantou que o PV está aberto para diálogos sobre alianças, mas negou que há tendência para que assegure a união com o PT, a menos que haja chance real de indicar o parceiro na chapa com Grana. "Ninguém chegou a falar com a gente sobre vice. Se chamasse essa conversa, seria boa."

Turco argumentou que a condição do vice não está colocada no momento. O petista alegou que há compromisso de definição com o conjunto de partidos coligados no ano que vem. "O que é certo é que não teremos chapa pura. A decisão ficará para as forças políticas que irão compor com o PT."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;