Cultura & Lazer Titulo Teatro
Elizabeth Savalla leva arte de qualidade para as ruas

Projeto Teatro de Graça na Praça tem sessões
hoje e amanhã em Ribeirão Pires

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
12/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Acostumada a participar de espetáculos nos palcos mais tradicionais do País e mostrar seu talento nas novelas, Elizabeth Savalla tem dedicado parte da agenda a um projeto pessoal. Nas ações do Teatro de Graça na Praça, ela tem viajado por cidades do Brasil para presentear o público com cultura de qualidade.

“É um projeto de vida, um compromisso especial e faço porque amo. Trata-se de um trabalho quase que missionário de levar a arte do teatro para lugares e comunidades que quase não têm contato com essa linguagem”, explica a atriz. “Fazemos peças para estarmos mais perto do público. Temos de admitir que o teatro no Brasil é muito caro. É preciso entender que há o dever de expandir esse universo para todas as pessoas, sem preconceito se o espetáculo ocorrer em fundo de ruas, favelas ou qualquer espaço público.”

Sua peregrinação cultural chega ao Grande ABC pela primeira vez no fim de semana, em Ribeirão Pires. Com a comédia A.M.A.D.A.S. – Associação de Mulheres que Acordam Despencadas, o projeto tem paradas marcadas para amanhã, às 20h, na Praça Central Ernest Solvay (Rua Boa Vista), e domingo, a partir das 19h, na Praça Hishiro Hidaka, (Rua Hishiro Hidaka), no Parque Aliança. Caso chova, as performances serão remarcadas para outras datas.

Segundo Elizabeth, parte do desafio desse tipo de apresentação a céu aberto é prender a atenção dos espectadores. “Fazer um monólogo acaba sendo difícil, pois é preciso ter um domínio total sobre as pessoas que estão ali. Você sempre vai encontrar distrações, como carros que passam, vendedores de pamonhas e alguns bêbados. Mas o próprio público, quando se conecta com o espetáculo, já deixa de lado essas coisas.”

O Teatro de Graça na Praça nasceu em 2009, fruto de parceria da artista com o marido, o produtor Camilo Átilla. Todos os equipamentos, de cenário a iluminação, pertencem ao casal e os apoios surgem de acordos firmados com as prefeituras das cidades por onde passam. As ações já tiveram como atração a peça Friziléia, que passou por locais como Barueri, Mogi das Cruzes, Santos e Praia Grande. Orgulhosa do resultado do projeto, Elizabeth afirma que a média de público a cada data é de cerca de 5.000 pessoas. Sessões em Mauá já estão marcadas para os dias 3 e 4.

REFLEXÕES MODERNAS

A.M.A.D.A.S. tem texto de Regiana Antonini e direção de Luís Artur Nunes. No palco, a protagonista faz reflexões sobre o mundo superficial à sua volta quando percebe que chegou à meia-idade. Como o título diz, seu corpo já não é mais o mesmo e essa mulher moderna precisa compreender suas angústias e esperanças diante de um universo onde a aparência tem demasiado valor para muitas pessoas.

“Ela percebe o ‘estrago’ que está lhe acontecendo e vai até essa associação para compartilhar ideias. A peça fala da passagem do tempo não só para as mulheres, mas para todos”, diz a artista paulistana.

Esta temporada marca os 40 anos de carreira profissional da atriz. Em 2013, ela se destacou graças ao papel da divertida Márcia da novela Amor à Vida. A vendedora de hot dogs no folhetim do escritor Walcyr Carrasco lhe rendeu o prêmio de melhor atriz na categoria televisão escolhido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o troféu de melhor atriz coadjuvante na seleção dos Melhores do Ano promovida pelo Domingão do Faustão, da Globo.

“A personagem apareceu no momento certo e na hora certa. Foi um enorme presente do Walcyr e uma criação de alta qualidade. Passei as últimas décadas plantando muitas coisas boas e acabou sendo um ano de ótima colheita”, analisou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;