Fechar
Publicidade

Sábado, 28 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

GCMs de Santo André fazem mais um protesto e travam trânsito

Nario Barbosa/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Agentes reivindicam adequação do estatuto da categoria, criado em 1992


Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC

15/11/2013 | 07:00


Pela segunda semana consecutiva, integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André e seguranças patrimoniais protestaram por um novo estatuto para a categoria e interromperam o trânsito no Paço, na tarde de ontem, véspera do feriado da Proclamação da República.

Cerca de 100 manifestantes interditaram trechos no entorno do Paço, dificultando também a circulação do trólebus por cerca de uma hora e meia. O grupo foi acompanhado por carros do DST (Departamento de Segurança de Trânsito).

“Nosso estatuto é de 1992 e está defasado há mais de 20 anos. Queremos adequá-lo à nossa realidade, com plano de cargos e carreiras e tabelas salariais”, disse José Pedro da Silva, um dos líderes do protesto.

No início deste mês, os agentes recusaram a proposta da administração de aumento de 5% (de 25% para 30%) para o bônus por risco de vida dos servidores, que, de acordo com a categoria, é o percentual obrigatório por lei federal, e 42 bolsas de graduação para um efetivo de 800 funcionários.

Após a passeata, os agentes participaram da sessão da Câmara, onde apresentaram e-mail de funcionário da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito que coagiria os dirigentes a alterar de posto os guardas motoristas que se recusassem a dirigir. O texto afirma ainda que funcionários que estiverem em hora extra e se recusarem a trabalhar devem ser dispensados do plantão. O comunicado teria sido enviado no dia 11.

O secretário responsável pela Pasta, José Luís Navarro, afirmou desconhecer o teor do e-mail. Assembleia da categoria está marcada para o dia 19.
(colaborou Fábio Martins)
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;