Márcio Bernardes Titulo
Exemplo alemão

O Brasil discute quem será o substituto de Dunga no comando da Seleção. Aliás, especulou-se até que o próprio Dunga poderia continuar na CBF

Por Especial para o Diário
06/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Brasil discute quem será o substituto de Dunga no comando da Seleção Brasileira. Aliás, especulou-se até que o próprio Dunga poderia continuar na CBF.

No Brasil, esse assunto, sério demais, pelo que representa no contexto geral da paixão da torcida, deveria ser tratado com menos emoção e política.

Treinador da Seleção, às vezes, guardadas as devidas proporções, é mais importante do que o presidente da República. E a sua escolha não pode depender apenas de uma pessoa.

Muitos debates são travados porque o tema é apaixonante e o torcedor expressa de forma veemente a sua opinião. E mesmo que apóie o técnico de plantão, quando são divulgadas as convocações, os nomes devem coincidir com a opinião da maioria.

Porque senão vem pau.

Já perdemos treinadores competentes que foram demitidos por pressão da imprensa e da torcida. Resultado, mais do que nunca resultado, é o que importa.

Lembro-me que em 1990, Paulo Roberto Falcão, foi contratado para fazer uma reforma naquele grupo que havia fracassado com Lazzaroni e na Copa da Itália. Sem querer discutir a sua experiência como treinador, pouco tempo foi-lhe dado para executar o que determinaram.

João Saldanha fez um belo time para a Copa de 1970. Mas por causa de sua língua afiada foi demitido por pressão do governo militar e deixou de ser tricampeão.

Oswaldo Brandão fazia um bom trabalho em 1977, mas pressões cariocas o tiraram da Seleção Brasileira, que foi a Copa da Argentina dirigida por Claudio Coutinho.

A Alemanha é que está certa. Contrata um treinador para a seleção, que indica o seu auxiliar. Se o técnico de plantão ganha a Copa, fica mais quatro anos no cargo. Caso contrário, seu assistente assume e fica um ciclo de quatro anos. E indica um auxiliar.

Joaquim Löw era assistente de Jürg Klismann, que era assistente de Rudd Völler, que era assistente de Bechembauer...

BASTIDORES

Os detratores de Dunga não querem nem pensar na possibilidade de Leonardo assumir a Seleção. Alegam que a inexperiência pesou no trabalho do técnico aqui na África. Vários aspectos precisam ser ponderados. A vivência no futebol dirigindo equipes de ponta e que disputam títulos é uma delas.

Alguns jogadores brasileiros deixaram a África com a certeza de que não jogarão mais uma Copa do Mundo. Além daqueles que chegaram ou passaram dos 30 anos, têm também os escolhidos sob polêmica por Dunga.

O lançamento na quinta-feira da logomarca da Copa do Mundo de 2014 deverá provocar contatos e políticas de relacionamentos. Um dos temas mais polêmicos que estará na pauta será o Morumbi.

TOQUE FINAL

O que teria levado craques indiscutíveis a decepcionar na Copa da África? Por que alguns ídolos jogam futebol brilhante e incontestável em suas equipes e quando chegam à seleção fracassam? Perguntas como essas foram feitas, discutidas e intensamente debatidas. Interessante é que as mais diferentes culturas abordam o tema de formas diferentes, mas sempre com posições coerentes.

Rooney é um grande atacante no Manchester. O esquema tático da equipe é montado em torno dele. Lá ele faz gols, é artilheiro, temido pelos zagueiros adversários. Na seleção inglesa não se recorda de uma grande atuação de Rooney. E a explicação mais aceita que deram é que no clube ele se sente em casa. Na seleção acha que é um estranho. Ou não gosta de dividir a idolatria com outros craques.

Cristiano Ronaldo já foi o melhor jogador do mundo. Na seleção portuguesa ele não consegue nem ser sombra do que mostra em seus clubes.

As análises demonstram que no time nacional existem ciúmes exagerados de outros jogadores e Ronaldo não gosta do ambiente. Com isso seu futebol não aparece.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;