Economia Titulo
Meirelles responde a críticas sobre juros altos no País
Por
14/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, comentou ontem, durante seminário sobre sistema de metas de inflação, no Rio de Janeiro, as críticas de que o Brasil teria "os maiores juros do mundo".

Segundo ele, essa era uma avaliação que refletia "um discurso fácil" de que a trajetória do dólar ante a moeda brasileira seria sempre cadente.

Os críticos, disse Meirelles, não avaliaram a sério o alerta de que diversas causas influenciavam a taxa de câmbio, como a aversão ao risco internacional, o fluxo de capitais, os preços das commodities e, no médio prazo, a evolução da conta-corrente.

Ao fazer um grande retrospecto sobre os resultados alcançados durante os 11 anos do regime de metas de inflação no Brasil, Meirelles defendeu a prática de uma política macroeconômica comprometida com a estabilidade, que permitiu, em sua avaliação, ações eficazes por parte da autoridade monetária nesse período.

O presidente do BC comentou ainda o desempenho do País durante a crise financeira global, cujo período mais agudo foi iniciado em setembro de 2008. "As previsões para 2010 continuam crescentes, depois de enfrentarmos os efeitos da crise em 2009. O Brasil foi o último País a entrar na crise e um dos primeiros a sair", repetiu.

Ele observou ainda a qualidade dos instrumentos usados pelo País para minorar os impactos negativos da crise na economia brasileira, como a utilização de reservas "para substituir o sistema financeiro internacional" e os empréstimos em dólar para bancos e empresas brasileiras honrarem suas obrigações no Exterior e suas necessidades à frente.

Meirelles terminou seu discurso de abertura no evento dizendo que a crise permitiu que se testasse a capacidade de reação do BC em momentos de turbulência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;