Cultura & Lazer Titulo
Maníacos por séries ganham dois livros
Por Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
15/12/2001 | 16:15
Compartilhar notícia


Tem gente que não troca por nada a meia hora diária ou semanal de seu seriado preferido. São os sonymaníacos. Dois lançamentos do mercado editorial deste mês são especialmente dirigidos a eles, também conhecidos como ‘fãs de carteirinha’, ou telespectadores fiéis do canal a cabo Sony Entertainment Television, que exibe sitcons norte-americanos ininterruptamente, com transmissão pela DirecTV/Canbras/Sky.

O primeiro deles é o Guia de Episódios Friends Volume 1 (Frente Editora, 192 páginas, R$ 20), que mapeia uma das séries mais cultuadas e assistidas de todos os tempos. Friends, criada pelos roteiristas Marta Kauffman e David Crane, retrata um grupo de seis amigos que moram em Manhattan, Nova York, todos na faixa etária pós-universidade.

Cada personagem tem uma característica marcante: Mônica (Courteney Cox-Arquette) é mandona; Rachel (Jennifer Aniston), mimada; Phoebe (Lisa Kudrow), cabeça de vento; Ross (David Schwimmer), certinho; Joey (Matt LeBlanc) é sedutor; e Chandler (Matthew Perry), piadista. A interação dessas individualidades é o que possibilita histórias variadas e engraçadas.

O Guia de Episódios, no caso, desvenda os capítulos das quatro primeiras temporadas (já está previsto o lançamento do volume 2, sobre as temporadas mais recentes). O livro reúne tópicos que revelam a personalidade de cada um, resumo de episódios, descrição das cenas mais engraçadas e curiosidades, tudo para refrescar a memória dos fãs ou, como diz o título, servir de guia para aqueles que passaram a acompanhar o seriado há pouco tempo.

Best-seller na lista do jornal The New York Times, O Negócio É o Seguinte (Frente Editora, 192 páginas, R$ 20), escrito pela comediante Ellen Degeneres, também é uma boa pedida para os fãs. O livro segue a linha de trabalho de dois outros comediantes que também lançaram títulos: O Melhor Livro sobre o Nada, de Jerry Seinfeld (Seinfeld), e Tudo e Mais uma Surpresa, de Ray Romano (Everybody Loves Raymond).

Conhecida por sua irreverência – e por tratar do homossexualismo sem papas na língua, já que é lésbica assumidíssima –, Ellen descreve o cotidiano com sua visão cômica e sem-vergonha. Relembra os anos 80, quando, ainda anônima, sobrevivia fazendo bicos. Foi descoberta em um programa de TV e nomeada a pessoa mais engraçada da América. Atualmente, é protagonista de The Ellen Show, também exibido pelo Sony.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;