Setecidades Titulo
Reurbanizaçao já é realidade em outros países
José Carlos Pegorim
Da Redaçao
13/04/1999 | 00:17
Compartilhar notícia


Operaçoes urbanas de alta complexidade como a que o projeto do Eixo Tamanduatehy propoe escapam às dimensoes com que as pessoas normalmente lidam. A questao, à primeira vista, parece ser se os planos irao de fato sair do papel e quem paga a conta, caso realmente se concretizem.  

Tais planos envolvem nao só valores que pouco têm a ver com a realidade cotidiana e se estendem por vários anos, como também exigem arranjos institucionais para obter legitimaçao perante a sociedade.  

Berlim, Madri, Barcelona, Bilbao, Lisboa, Roterda, Buenos Aires - para citar alguns exemplos - fizeram ou fazem operaçoes urbanas de grande porte. Em todas elas, o traço comum sao processos de reestruturaçao produtiva em nada diferentes do que vive o Grande ABC, e nos quais grandes áreas com instalaçoes antiquadas se degradam e sao liberadas para outros usos. Em geral, sao pátios ferroviários, portos e setores industriais.  

As estratégias nessas operaçoes variam caso a caso, mas todas envolvem parcerias entre os agentes públicos e a sociedade civil. Em Berlim, foi a reunificaçao alema. Em Madri, as Olimpíadas de 1992. Em Lisboa, a Expo 98. E sempre envolvem obras monumentais, capazes de simbolizar a transformaçao - o museu Guggenheim de Bilbao, assinado pelo norte-americano Frank Gehry, é um marco na arquitetura do século XX. Começou a ser construído em 1993 e foi terminado 1997.  

Em Buenos Aires, o redesenho urbano da cidade foi dividido em seis grandes áreas de intervençao. Para uma delas, a faixa à beira-rio, subdividida em três operaçoes urbanas, foi formado um consórcio reunindo governo federal e municipal em 1989 para dirigir a recuperaçao da área portuária de Puerto Madero. Em 1995, os antigos armazéns já haviam sido reconvertidos para uso administrativo e comercial. As docas deram lugar a uma faixa de 3 km ladeando o rio da Prata, com bares, restaurantes e equipamentos de lazer, áreas residenciais e um campus universitário. Desde 1997, a segunda fase está em execuçao, com a construçao e projeto de sedes de empresas.  

Em Barcelona, as transformaçoes urbanísticas tiveram início no final dos anos 70 e foram se consolidando ao longo de 20 anos. A Vila Olímpica e Barceloneta se transformaram em áreas residenciais e a Frente Litorânea numa faixa turística e de lazer altamente qualificada.  

Em Madri, estao em curso duas grandes operaçoes sobre áreas ferroviárias degradadas que cortam o centro da capital espanhola. No trecho que liga as estaçoes de Príncipe-Pío e Delícias, a linha do trem está sendo enterrada para que na superfície surja um eixo - o Pasillo Verde - com parques, áreas residenciais e de uso terciário (escritórios, museus, lazer, esportes), boa parte já executada.

A operaçao Castellana Norte tem contorno semelhante para, num prazo de 20 anos, refazer o tecido urbano no eixo Chamartín-Fuencarral, dividido em dois pelos trilhos da ferrovia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;