Internacional Titulo
Macri lidera corrida para prefeitura de Buenos Aires
Da AFP
25/08/2003 | 11:16
Compartilhar notícia


O liberal Mauricio Macri venceu no domingo o primeiro turno da eleição para a prefeitura da capital argentina, com 37% dos votos, e disputará um segundo turno no dia 14 de setembro com o centro-esquerdista Aníbal Ibarra, que obteve 33,6%, resultado considerado não favorável ao presidente Néstor Kirchner, aliado de Ibarra.

O esquerdista Luis Zamora obteve o terceiro lugar com 12,3%, enquanto a quarta colocação foi ocupada pela centro-direirista Patricia Bullrich, com 9,8%, após a apuração de 98,1% dos votos.

Macri, empresário e engenheiro, 44 anos, já iniciou a campanha para o segundo turno com um apelo à formação de "unidade e consenso" na cidade de Buenos Aires, ao conseguir 634.855 votos, contra 577.206 de seu adversário. Ele também é presidente do clube de futebol Boca Juniors e encabeça uma aliança de centro-direita.

Ibarra, advogado e atual prefeito, 45 anos, candidato à reeleição, admitiu que seu partido deverá "escutar a mensagem das urnas", ao considerar as reclamações contidas nos votos para outros candidatos.

A votação também elegeu 12 deputados nacionais. A Junta Eleitoral não divulgou o percentual de participação no segundo maior distrito eleitoral do país, que tem 2,6 milhões de pessoas aptas a votar.

Esta será a primeira votação de segundo turno na capital argentina desde a primeira eleição direta em 1996. Segundo a Constituição de Buenos Aires, para não haver segundo turno, um dos candidatos precisa conseguir pelo menos 50% dos votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;