Cultura & Lazer Titulo
Harrison Ford critica política dos EUA no Oriente Médio
Da AFP
27/08/2003 | 15:04
Compartilhar notícia


O ator norte-americano Harrison Ford fez duras críticas nesta quarta-feira à política do seu país no Oriente Médio, lamentando o que os Estados Unidos fizeram como país. Ford apresentou, em Madri, seu último filme em ato no qual também recebeu o título de "sócio honorário" do clube de futebol Atlético de Madrid.

"Estou muito incomodado com a direção tomada na política externa dos EUA. A situação é muito complicada e é preciso fazer algo para suavizar a ira de algumas facções no Oriente Médio. É um problema a longo prazo que requer uma solução a longo prazo", estimou Ford, durante entrevista coletiva. "Não acho que a intervenção militar seja a solução. Não domino suficientemente o problema para propor uma solução, mas lamento o que fizemos (os Estados Unidos) como país", acrescentou.

O ator americano, que encarna na comédia "Hollywood: Departamento de Homicídios" ("Hollywood Homicide"), um policial de Los Angeles perto da aposentadoria, também condenou a "proliferação de armas" em seu país.

"Contribui em grande medida para o problema da criminalidade em nosso país. Estou certo de que as leis sobre posse de armas devem ser mais severas, mas não sei como fazê-lo. O lobby a favor das armas é muito poderoso nos Estados Unidos", explicou.

Famoso pelos personagens dos filmes "Indiana Jones", "Guerra nas Estrelas" e "Blade Runner", entre outros, Ford também criticou a indústria cinematográfica americana. "Parece que existe um problema de escalas. Hoje em dia se faz filmes que parecem mais videogames que histórias humanas. Busca-se o público de 12 a 20 anos, que permite diminuir mais os investimentos. Hollywood deve ser rentável, mas parece que não faz mais do que buscar os maiores rendimentos e não outros perfis de espectadores. Entendo, mas lamento", criticou Ford.

Ao lado do colega Josh Hartnett no último filme, ele confirmou que poderá começar a filmagem de um "Indiana Jones 4" no próximo verão, mas fez uma ressalva: "Se o trabalho sobre o roteiro continuar na mesma direção".

O veterano astro de Hollywood participou de um ato durante o qual recebeu a insígnia de ouro e brilhantes do Atlético de Madrid, clube da primeira divisão espanhola que comemora seu centenário.

No último dia 21, o Atlético assinou um acordo com a produtora cinematográfica Columbia, em que a empresa se comprometeu a patrocinar o clube durante a temporada 2003-2004, que começa neste fim-de-semana.

O acordo prevê que os uniformes dos jogadores tragam o título de uma estréia da produtora que deverá mudar mensalmente. Já neste domingo, o título do primeiro filme estampará as camisetas dos jogadores.

Após visita a Madri, no mês passado, para a apresentação do filme "K-19: The Widowmakers", o ator recebeu ainda a insígnia que faz dele um "sócio honorário" do clube e a camiseta com o número 12.

"Estou contente que este clube de futebol... (o nome do clube é soprado por um vizinho de assento) Atlético de Madrid anuncie nosso filme, embora deva admitir que não acompanho nenhum esporte. Falta-me o gene esportivo", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;