Política Titulo Publicado
João Doria sanciona Código Paulista de Defesa da Mulher, bandeira de Thiago Auricchio

Lei consolida regras que tratam de medidas de proteção feminina

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
16/10/2021 | 00:09
Compartilhar notícia
DGABC


O governador João Doria (PSDB) sancionou o Código Paulista de Defesa da Mulher, projeto de autoria do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), de São Caetano, que busca consolidar as legislações que tratam sobre medidas de combate à violência contra a mulher no Estado.

Os 165 artigos da agora lei número 17.431 foram publicados na íntegra pelo tucano no Diário Oficial do Estado. O texto é chancelado pelos secretários estaduais Nivaldo Cesar Restivo (Administração Penitenciária), Celia Parnes (Desenvolvimento Social), Flavio Amary (Habitação), Fernando José da Costa (Justiça e Cidadania), Jean Gorinchteyn (Saúde), João Camilo Pires de Campos (Segurança Pública) e Cauê Macris (Chefia de Gabinete), além de Doria.

“É um dos dias mais importantes do nosso mandato. A sanção do código representa um expressivo avanço na busca por uma sociedade melhor para as mulheres no Estado. É preciso construir um lugar com mais oportunidades, mais direitos e menos preconceito e desigualdade. Demos um grande passo nesse trajeto. Estou muito feliz”, disse Thiago.

A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 17 de agosto. Desde então, Thiago fazia peregrinação por gabinetes de secretários para defender a sanção de seu projeto. Em encontros com Fernando José da Costa e Cauê Macris, recebeu sinalizações positivas, porém, com ponderações acerca de eventuais vetos, algo que não se confirmou.

O Código Paulista de Defesa da Mulher busca organizar, em um único documento, normas e diretrizes que tratam de políticas públicas, da promoção à saúde e do combate à violência e a discriminação da mulher, dentre outros temas relevantes.

“Reunimos em um só lugar mais de 50 anos de leis em vigor no Estado. São 165 artigos divididos em sete capítulos e que certamente auxiliarão as mulheres na efetivação dos seus direitos. Tenho certeza que assim como foi com a Delegacia da Mulher, esse Código será um exemplo de São Paulo para o Brasil. Minha torcida é para que esse projeto possa ser desenvolvido em todos os Estados”, comentou Thiago, que disse que agora a missão é dar publicidade à legislação “em escolas, delegacias e postos de saúde”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;