Palavra do Leitor Titulo
Equipamentos sociais em boas mãos

“As palavras têm significado; algumas delas, porém, guardam...

Dgabc
29/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

 "As palavras têm significado; algumas delas, porém, guardam sensações. A palavra ‘comunidade' é uma dessas. Ela sugere uma coisa boa: o que quer que comunidade signifique, é bom ‘ter uma comunidade', ‘estar numa comunidade'. Se alguém se afasta do caminho certo, frequentemente explicamos sua conduta reprovável, dizendo que ‘anda em má companhia'. Se alguém se sente miserável, sofre muito e se vê, persistentemente privado de uma vida digna, logo acusamos a sociedade - o modo como está organizada e como funciona. As companhias ou a sociedade podem ser más; mas não a comunidade. Comunidade, sentimos, é sempre uma coisa boa".

Este trecho faz parte da abertura do livro Comunidade - a Busca por Segurança no Mundo Atual de Zygmunt Bauman, um dos mais respeitados sociólogos da atualidade. São palavras inspiradoras para o aperfeiçoamento do programa Ação Social Braskem, que teve sua segunda edição no dia 26 de novembro, no bairro Oratório, em Mauá.

Ali atuamos ao lado de quase 150 voluntários, moradores da comunidade, representantes do poder público e integrantes da Cooperativa de Catadores de Mauá - todos dedicados à realização de melhorias físicas na Escola e Creche Municipal Maria Carolina Moreira e na Unidade de Saúde da Família/UBS, ambas localizadas na Rua Natal, nome que não poderia ser mais sugestivo para a ocasião e para esta época do ano: foi um verdadeiro presente conhecer mais de perto os moradores, interagir com os pais e dialogar com os líderes daquela atuante comunidade mauaense.

Para o programa, idealizado pela Braskem e que já conta com as parcerias de Copafer, MRH Engenharia e Diário, a segunda edição representou avanços, amadurecimento e também a identificação de novas oportunidades para a próxima edição.

Mas, acima de tudo, representou a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho de duas líderes sociais que fazem a diferença: Maria Carmem Tullio, diretora das instituições de ensino, e Sandra Maeda, diretora da Unidade de Saúde da Família. Com essas duas profissionais aprendemos um pouco mais sobre a importância da parceria recíproca e a dedicação a uma causa denominada comunidade.

Lucélio de Morais é gerente de Relações Institucionais Sudeste da Braskem.

PALAVRA DO LEITOR

Contribuição

É gratificante o trabalho. É muito bom ajudar pessoas que nem sempre têm condições e acesso. Tem gente que fica com medo por sermos recém-formados, mas a professora sempre está orientando e do nosso lado. É um bom lugar para colocar em prática o que vimos na teoria.

Jéssica Nascimento, dona de casa

Saúde

Como não costumo ir no médico, aproveitei o evento para checar minha pressão arterial e fazer o teste de glicemia.

Natan Alves da Silva, ajudante geral

Relaxamento

Primeira vez que fiz a massagem com a manta. Dá uma espécie de choquinho em todo o corpo. Depois que passou 15 minutos e levantei dá uma sensação e alivia naquelas dores das costas.

Leidiane Moreira, estudante

Oportunidade

Às vezes é muito difícil marcar uma consulta com o dentista. Aqui (na escola) pude fazer uma avaliação e saber quais as minhas necessidades.

Rosana de Souza da Silva, desempregada

Lazer

Proporcionou um dia com atividades para as crianças.

Nilce Araújo, dona de casa

Vaidade

É sempre bom se cuidar. Sempre costumo passar protetor solar e creme , porque tenho a pele oleosa. Fiz a higienização de pele e adorei.

Marilac Ricardo de Souza, doméstica

Ação

Gostei muito de participar. Fiz um check-up de saúde e também aproveitei para fazer limpeza de pele junto com uma colega. É o meu primeiro ano no colégio e espero que aconteça mais vezes. É algo bem diferente, que no Ceará nunca tinha visto.

Ana Paula Alves, estudante

Comunidade

O nosso bairro é muito carente de serviços. Trouxe meu filho de 2 anos para brincar e pintar o rosto. Se der também vou passar por alguns serviços.

Jéssica Alves, dona de casa

Dentista

Aproveite para vir com a minha irmã fazer uma avaliação no dentista. Descobrimos que precisamos melhorar na escovação, não colocar tanta força. Ela fez uma pintura no rosto. Foi bem divertido.

Auriliane Santos Leite,  estudante

Carência

É uma ação que precisa se repetir mais no bairro.

Hetimochenco Queiroz Silva, presidente da Soc. Amigos do Pq. São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;