Setecidades Titulo Memória
A italianidade dos Urbino, Valério, Vial, Zampieri, Zoboli...

Confira, prezado leitor, se sua família faz parte do elenco de sobrenomes registrados, alguns anos atrás, pelo saudoso Alfredo Sabatini, numa descoberta do documentarista Fulvio Bechelli. Hoje, na II Semana São Bernardo 2021, as famílias U, V e Z...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


 ENSAIO HISTÓRICO – VII

Pesquisa: Alfredo Sabatini (em memória)

Divulgação: Fulvio Bechelli

U

Urbino

V

Valério, Vanzela, Vazzola, Vendruscolo, Venturini, Venzol, Vertematti, Versolato, Vial, Vicentainer, Viesser, Villa, Vitorassi, Vitorini, Volpato e Volpi (padre).

Z

Zambaldi, Zambelo, Zamboni, Zamengo, Zampieri, Zanata, Zanela, Zanetti, Zangui (padre), Zanini, Zanioli, Zanon, Zanotti (padre), Zanuto, Zaparoli, Zapatera, Zardo, Sequetti, Zincaglia, Zoboli e Zucolo.

UM ALÔ AOS ESTUDANTES

Nomes. Italianos e tantos outros. Dá vontade de ir à casa de cada um, de cada família. Conversar. Pedir fotos. Anotar uma história de vida.

Estudante: o exemplo do Sr. Alfredo Sabatini e do Fulvio Bechelli está aí para ser seguido. Ouça seu pai, sua mãe, seu avô, sua avó. Se existe alguém que gosta de você e será sincero, são eles.

Estudante: pergunte quando o seu avô e a sua avó chegaram à sua cidade. Veja com eles uma foto – pode ser o retrato da carteira profissional. Anote o bairro onde a família foi morar. O trabalho realizado. As dificuldades encontradas. Temos certeza que eles ficarão felizes com as perguntas e com a conversa. Eles têm orgulho de você.

Depois, com a autorização deles, envie o resultado aqui para Memória – para vocês que manjam essas coisas de internet, fica fácil.

Em homenagem a todos eles, a foto de hoje, de estudantes como vocês. A foto que muitos guardaram. Esta, por exemplo, quem nos enviou foi o leitor Eduardo Bueno. Outra cópia foi publicada nos livros do querido historiador são-bernardense Attílio Pessotti, que identificou a maioria dos nomes.

Seguindo os ensinamentos do Sr. Alfredo Sabatini, vamos aos sobrenomes anotados por Attilio Pessotti da foto de 1918 dos alunos do antigo Grupo Escolar de São Bernardo: Almeida, Bechara, Bocaleti, Bueno, Canali, Catelan, Dala, Delegá, Dias, Duzzi, Galvão Bueno, Lima, Machado, Mattei, Modolin, Morelato, Pasin, Picolli, Pinto, Pires, Salvador, Setti, Soncini, Wunderlick, Zague, Zampieri, alunos dos professores Cassiano Faria e João Alves, que também estão na foto.

Diário há meio século

Sexta-feira, 3 de setembro de 1971 – ano 13, edição 1630

Mauá – Era alargada a Avenida Capitão João, a partir do Centro.

Serviços – Diasa (Distribuidora e Importadora de Veículos), revendedora GM em Santo André, lançava dois novos modelos: Opala Cupê Gran Luxo e Opala Cupê SS.

Esportes – Sociedade Beneficente e Recreativa de Vila Assunção, em Santo André, promovia, para 7 de setembro (de 1971) a prova pedestre Vitório Caminitti. 

Escrevia o presidente da entidade, Waldomiro Ament: “Esta prova leva o nome de Caminitti, em homenagem ao muito que fez pelo esporte em Santo André, e principalmente pelo pedestrianismo”.

Em 3 de setembro...

1901 – Paris, 3 – O vento que soprou rijo durante todo o dia de hoje impediu que o Sr. Santos Dumont fizesse novas experiências com o seu balão dirigível. Se o tempo permitir ele as fará amanhã.

Fonte: Agência Havas.

1921 – Câmara Municipal de São Paulo debatia projeto permitindo a instalação, em vários pontos do Centro, de pavilhões para a venda de jornais e revistas.

O ex-prefeito Antonio Prado havia eliminado os quiosques que faziam esse papel.

Para os vereadores, era preciso que os novos pontos de venda fossem artísticos, não atrapalhassem a passagem e que também fossem construídos abrigos nas paradas de bondes.

O certo é que nasciam, há um século, as bancas de jornais dos dias presentes.

1951 – Pelo Campeonato Paulista de Bola ao Cesto jogariam Rhodia e Ipiranga. Do certame participavam, também, o São Caetano EC, Nacional, Penha, Tietê, Floresta e Tupi.

1961 – João Goulart, como vice-presidente, prepara-se para assumir a Presidência da República com a renúncia do titular, Jânio Quadros.

Fortemente policiadas as estações de Santo André e São Caetano.

Ocupada a Companhia Brasileira de Cartuchos, em Utinga.

Como medida de precaução aos escolares, determinou a Secretaria de Educação a paralisação das aulas nas escolas de Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Refinaria de Capuava fortemente guardada por 100 soldados do Exército, munidos de metralhadoras portáteis.

1996 – Inaugurada a Casa do Naturalista, em Paranapiacaba.

1976 – São Bernardo inaugura o 6º Salão de Móveis, no pavilhão de exposições Vera Cruz.

São Caetano inicia a transferência da Faculdade Paulista de Serviço Social da Avenida Goiás para a Avenida Visconde de Inhauma, na Vila Gerty.

2011 – São Caetano inaugura ciclofaixa e fonte iluminada da Praça dos Imigrantes 

Municípios Brasileiros

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Ilhabela. Recriado em 1934, quando se separa de São Sebastião.

No Brasil: Ângulo (Paraná), Pinheiro (Maranhão), São Gabriel da Cachoeira (Amazonas) e Senador Pompeu (Ceará).

Santo do Dia

Gregório Magno (Roma, 540-604). 

Foi papa entre os anos 590 e 604, quando faleceu.

Hoje

Dia das Organizações Populares

Dia Nacional do Biólogo

Dia do Guarda Civil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;