Setecidades Titulo Retomada
Mais da metade dos alunos adere ao ensino presencial na rede municipal

Colégios particulares da região reabrem com 100% da capacidade

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
03/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Mais da metade dos alunos matriculados na rede municipal do Grande ABC aderiu ao retorno das atividades presenciais em quatro das sete cidades da região. De acordo com dados das prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires, dos 146.211 estudantes, 54,7%, ou seja, 79.997, vão retornar aos colégios. Em Diadema, são 31.414 alunos, mas a administração não informou de quanto foi a adesão. Mauá e Rio Grande da Serra não responderam à demanda.

Em São Bernardo, a Prefeitura diz que mais de 60% dos 82 mil alunos matriculados no município, divididos entre o ensino infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental, educação especial e EJA (Educação para Jovens e Adultos), retornaram presencialmente ontem. Em Santo André, a retomada efetiva dos estudantes acontece hoje, já que ontem apenas o corpo docente compareceu aos colégios para preparar as aulas. Dos 35.711 alunos das creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), 15.979 vão retornar, ou seja, 44,2%¨. 

Em São Caetano as aulas presenciais também serão retomadas hoje. A Prefeitura estima que metade dos 21 mil alunos matriculados na rede compareceu aos colégios. Por enquanto, o retorno é apenas para alunos dos grupos 4 e 5 da educação infantil, ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Secretaria de Educação promete divulgar calendário de retorno das demais etapas e modalidades (ensino fundamental 2, ensino médio e turmas iniciais da educação infantil) nos próximos dias.

Outra cidade que optou por retomada gradativa é Ribeirão Pires, que estima o retorno de 60% dos 7.500 alunos ao formato presencial. As escolas da cidade vão receber estudantes a partir dos 3 anos e em dias escalonados. Matriculados no ensino infantil e fundamental 1 (1° ao 5° ano) terão aulas apenas de segunda a quarta-feira. Já o ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) terão aulas em dias alternados. 

PARTICULARES

Autorizados a retomar as atividades presenciais com 100% da capacidade, desde que mantenham um metro de distância entre os alunos, os colégios privados do Grande ABC também reabriram as portas ontem. De acordo com dados da Aesp ABC (Associação das Escolas Particulares do Grande ABC) de 2020, a região conta com 700 unidades escolares e possuem cerca de 50 mil alunos, mas não há estimativas de quantos estudantes retomaram ao ensino presencial ontem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;