Memória Titulo Coluna
O rio que divide (ou unifica) a cidade

O Tamanduateí nasce em Mauá, cruza Santo André, São Caetano e São Paulo para desaguar no Tietê: símbolo regional

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/04/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


"O Rio Tamanduateí, um caudal sinuoso de água límpida e abundante, possuía nada menos de 12 curvas entre a avenida e a divisa com Fernando Hackradt (dono de uma fábrica de adubos em Santa Terezinha). Era cruzado pela Avenida Antonio Cardoso por uma frágil pinguela de troncos e travessas, por onde só passavam um a um, os carros de bois.”

Cf. Walter Bevilacqua, Memórias, Rhodia Química Santo André, os seus primeiros 50 anos, 1997.

A Semana Santo André 2021 começa com as capivaras que o engenheiro Aldo descobriu neste que é o principal rio urbano da região, o Tamanduateí. E que é formado, entre outros, pelo Córrego Utinga, que divide Santo André de São Caetano.

Utinga, Tinga, Tingá, assinalam antigos mapas e gráficos... Nasce e corre no distrito central de Santo André. Foi nome de um dos loteamentos dos Pujol, na linha Jardim/Campestre/Santa Maria/Saúde. E que denomina Utinga, o que foi o 2º Subdistrito andreense.

Ou seja: Utinga, a área que pretendemos focalizar nesta semana do aniversário de Santo André – provocados pelo professor Takara – tem na bacia hidrográfica uma de suas referências básicas. A geografia alterada, conforme salienta o saudoso rhodiano e memorialista Walter Bevilacqua. Utinga, redescoberta pelas capivaras do engenheiro Aldo. Elas elegeram o Rio Tamanduateí, e nos mostram: a – o rio que inundou fábricas; b – o rio que foi retificado; c – o rio que foi envenenado na primeira descarga da Refinaria de Capuava; este Rio Tamanduateí é uma das marcas mais sagradas do município de Santo André, que faz aniversário e que precisa, enfim, ser tratado com maior respeito.

Diário há meio século

Sexta-feira, 9 de abril de 1971 – ano 13, edição 1507

Especial – Na Serra do Mar, entre a represa de Guarapiranga e a Via Anchieta, estão vivendo 30 índios: 16 guaranis que fugiram do posto de Manguinhos, no Sul do Paraná.

A informação era dada pelo general Olavo Mendes da Rocha, titular da Quarta Delegacia Regional da Fundação Nacional do Índio.

Futebol – Em amistoso comemorativo ao aniversário de Santo André, o Santo Andre FC é goleado por 4 a 0 diante da Ponte Preta.


Em 9 de abril de...

1901 – Padre Luiz Gonzaga Locchi (ou Alocchi) coordena a procissão da Páscoa na Vila de São Bernardo, juntamente com o cidadão José da Silva Madeira. O sermão foi feito por um padre-professor de Itu.

1916 – Amistoso intermunicipal de futebol em Santo André: Primeiro de Maio 1, União Paulista 0; 3 a 1 para os visitantes entre os segundos quadros.

1921 – Registrada a peste bovina em Osasco, Carapicuiba, Cotia, São Roque e Santo Amaro.

Berlim (UP) – O vapor brasileiro ‘Caxias’ estava sendo adaptado em Hamburgo a fim de conduzir 2.000 imigrantes ao Brasil.

O governo brasileiro pagaria as passagens, sendo depois reembolsado.

1931 – Prefeito Armando Setti, de São Bernardo, firma contrato com o construtor Rodolpho Tartari para a pavimentação, com paralelepípedos, de trecho central da Rua Marechal Deodoro, na Vila de São Bernardo.

1946 – Decreto presidencial número 20.942 autoriza o funcionamento da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), cujas atividades começaram em 20 de maio daquele ano em São Paulo.

1956 – O deputado Fioravante Zampol apresentava projeto de lei na Alesp dispondo sobre a criação de uma escola de engenharia em Santo André.

Zampol justificava a proposta lembrando que Santo André possuía um dos maiores parques fabris da América do Sul, necessitando permanentemente de engenheiros-mecânicos, metalúrgicos e químicos. 

1976 – Prefeito Amaury Fioravanti inaugura o Paço de Mauá.

1996 – Ford inaugura a linha do Fiesta na fábrica de São Bernardo. Bons tempos!

Municípios brasileiros

- No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Conchal (1949), Cubatão (1949), Itariri (1949), Mogi Guaçu (1877), Pedro de Toledo (1949) e Pirapozinho (1949).

A cidade de Cubatão, vizinha ao Grande ABC, surgiu como o povoado do Porto Geral de Cubatão, na primeira metade do século XVII. Mas seriam necessários mais de três séculos para que Cubatão obtivesse a emancipação político-administrativa, separando-se de Santos.

Entre as cidades brasileiras, aniversariam em 9 de abril: Alagoinha do Piauí, Arauá (Sergipe), Bom Jesus do Norte e Ecoporanga (Espírito Santo), Juruti (Pará) e Santana do Seridó (Rio Grande do Norte).

Santa do dia

- Maria de Cléofas. Esposa de Cléofas Alfeu, que era irmão do carpinteiro José; cunhada da Virgem Maria e mãe de três apóstolos: Judas Tadeu, Tiago Menor e Simão. 


Hoje

- Dia Nacional do Aço

- Dia da Biblioteca. Um decreto de 9 de abril de 1980 instituiu no Brasil, também, a Semana

Nacional do Livro e da Biblioteca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;