Economia Titulo
Bolsas da Ásia fecham mistas, atentas a efeitos da troca de comando no BC turco
22/03/2021 | 07:17
Compartilhar notícia


As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, 22, com investidores atentos aos desdobramentos de uma inesperada troca de comando no Banco Central da Turquia, que fez a lira turca despencar em relação ao dólar.

O índice acionário japonês Nikkei teve queda de 2,07% em Tóquio hoje, a 29.174,15 pontos, pressionado por ações de montadoras e de fabricantes de eletrônicos, enquanto o Hang Seng caiu 0,36% em Hong Kong, a 28.885,34 pontos, e o sul-coreano Kospi recuou 0,13% em Seul, a 3.035,46 pontos.

Já na China continental, os mercados ficaram no azul, à medida que papéis de empresas de energia renovável saltaram em meio a sinais de que Pequim pretende ampliar o apoio ao setor. O Xangai Composto subiu 1,14%, a 3.443,44 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,27%, a 2.222,72 pontos.

Em Taiwan, o dia também foi positivo para o Taiex, que registrou alta de 0,74%, a 16.189,22 pontos.

Investidores na Ásia e em outras partes do mundo acompanham a repercussão de uma nova mudança na presidência do BC da Turquia, que levou a lira turca a sofrer um tombo ante o dólar nesta madrugada. Sahap Kavcioglu assumiu o BC turco na sexta-feira, um dia após a instituição elevar seu juro básico em dois pontos porcentuais, a 19%.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) também é monitorado de perto, após anunciar no fim da semana passada que vai remover uma medida de emergência que vinha ajudando o setor bancário dos EUA a lidar com os efeitos da pandemia de covid-19.

Na Oceania, a bolsa australiana subiu hoje, interrompendo uma sequência de três pregões negativos. O S&P/ASX 200 avançou 0,66% em Sydney, a 6.752,50 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;