Setecidades Titulo Coluna
A voz que ficou

Siléia Werpel Pessoa *Juiz de Fora, Minas Gerais, 14-4-1945 + São Paulo, 28-5-2020

Por Ademir Medici
15/06/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


A bibliotecária Siléia Werpel Pessoa tem a voz definitivamente inserida na história social de São Bernardo. Ela foi uma das funcionárias da Prefeitura que inauguraram a Sala São Bernardo, dentro da biblioteca pública, com o objetivo de organizar a memória oral até como forma de complementar a memória oficial do município.

Com um gravador e ao lado de colegas como Dorinha Sponchiatto e Celeste Lima, lá iam as historiadoras ao encontro dos antigos da cidade: o marceneiro que ganhou a vida no parque moveleiro da cidade, a tecelã que conseguia operar uma infinidade de teares ao mesmo tempo, o industrial que formou um império na área de transportes a partir de um trolebus, o esportista, a professora, o antigo prefeito, o antigo vereador, o artista que se apresentava na Rádio Independência, a ZYW-5, e uma grande maioria de aposentados.

A página Memória participou de uma dessas reportagens, numa mesa-redonda realizada na Biblioteca Monteiro Lobato com antigos empresários e empregados das fábricas de móveis locais.

Ao longo dos anos, foram dezenas de horas de gravações comandadas pela Siléia, hoje todas devidamente digitalizadas e preservadas na Seção de Pesquisa e Memória, da Secretaria de Cultura, sucessora da antiga Sala São Bernardo à qual a chefe Maria de Lourdes Leite, a Lula, dava apoio total.

Siléia trabalhou na Prefeitura de São Bernardo entre 1976 e 1995, quando se aposentou. Filha de Antonio de Freitas Pessoa e de Luiza Werpel Pessoa, ela parte aos 75 anos. Foi sepultada em Juiz de Fora, no Cemitério dos Luteranos, como é chamado o Cemitério da Glória. A voz de Sileia, no entanto, permanece viva em São Bernardo.
(*) Colaboração: Jorge Magyar e Manuel Filho.

O apoio de Siléia, a bibliotecária
Texto: Leonardo Tonus (*)

Logo após me mudar para São Bernardo, descobri a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Graças ao trabalho magnífico das bibliotecárias, e em particular de Siléia Werpel Pessoa, cultivei na Monteiro Lobato o gosto pela leitura.

Passava praticamente todas as tardes na biblioteca. Lá estudava, consultava jornais, ouvia música, lia livros e gibis. Emprestava também muitos discos e livros cuja leitura começava muitas vezes nos bancos da Praça Lauro Gomes, onde apreciava um ‘churros’ comprado com o dinheiro economizado do ônibus.

A Monteiro Lobato tornou-se minha segunda casa, como também o Teatro Cacilda Becker, onde pude assistir a importantes shows.

Em 1988 parti para a França, onde me formei mestre e, depois, doutor em literatura brasileira pela Universidade da Sorbonne, em que leciono desde os anos 2000.

Como não evocar o orgulho que sinto por São Bernardo, esta cidade que tanto me proporcionou?<
(*) Condensação de texto publicado por Memóriaem 18 de junho 2019.

Diário há meio século

Domingo, 14 de junho de 1970; ano 12; edição 1259

Santo André – Vereador Orlando Viganó (Arena) solicita ao prefeito Newton Brandão a instalação de um grupo escolar nas imediações das ruas Natal, Uruguaiana e Américo Guazzelli.
Bairro Silveira e setores das Vilas Alzira e Pires não possuíam escola pública.
 

Em 15 de junho de...

1920 – O Ministério da Viação cobrava da Estrada de Ferro São Paulo Railway a apresentação de estudos definitivos das obras a serem realizadas na Serra do Mar.
Crescia o movimento ferroviário. Era necessário substituir o sistema funicular, dos antigos planos inclinados, pelo de cremalheira ABT, acionado por eletricidade.
A SPR concordava que era preciso realizar as obras, dado o crescimento paulista, e pedia um prazo maior.
A ferrovia inglesa vinha sofrendo críticas pelo atraso no cumprimento dos horários dos seus trens e na falta de conforto nos vagões.
Nota – A concessão de funcionamento da SPR venceu em 1946 e não foi prorrogada. O sistema cremalheira, pensado e divulgado há 100 anos, só foi inaugurado em 1974, obra da Refesa (Rede Ferroviária Federal), hoje utilizado pela MRS Logística.

Hoje

- Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Data instituída em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e Inpes (Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa).

Municípios Brasileiros

- Hoje é aniversário de Piquete, no Estado de São Paulo, elevado a município em 1891, quando se separa de Lorena.
- Também é o aniversário do Estado do Acre.
 

Santos do Dia

- Vito. Um dos santos mais populares da Idade Média. Padroeiro da Paróquia do Brás, em São Paulo, da tradicional festa cuja 101ª edição foi realizada em 2019.
- Bv. Albertina Berkenbrock

GERMANA COUSIN (1570-1601). Santa venerada em toda a França. Padroeira da Diocese de Toulose e de várias outras paróquias francesas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;