Cultura & Lazer Titulo
Potencial coletivo
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
12/04/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


"Em tempos tão individualistas como os nossos, estratégias que envolvam o coletivo parecem ser as mais importantes para serem evocadas", afirma o diretor e dramaturgo Rogério Toscano, mestre na ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André.

Foi justamente a chance de refletir sobre o potencial da coletividade que motivou a Companhia Levante a criar o premiado espetáculo "Bieslki", que será exibido no fim de semana, no Sesc Santo André.

Para a maioria, a saga verídica de judeus bielorrussos que se uniram para escapar do holocausto é pouco conhecida, embora não seja inédita na arte.

Jornalistas renomados, caso de Peter Duffy, já revisitaram o impactante episódio. Ficcionistas também se atentaram para a força da história. No filme "Um Ato de Liberdade", de 2008, o ator Daniel Craig interpreta Túvia Bielski.

Em linhas gerais, a história já está preservada. Em meio ao massacre que exterminou 6 milhões de judeus durante a 2ª Guerra Mundial, três irmãos agricultores da família Bielski - Túvia, Asael e Zus - organizaram unidade de resistência. Quase 1.200 judeus se salvaram do extermínio, que teria sido inevitável se optassem por rumos individuais.

Refugiado em esconderijos, construídos nas florestas de Belarus, o grupo abrigava todos que o procuravam: velhos, mulheres e crianças. Não fazia diferença alguma quem era ou de onde vinha.

No espetáculo, atores-dançarinos fazem algumas intervenções. "Nós nos damos a liberdade de juntar duas personagens para criar uma terceira, na intenção de apresentar mais claramente a história. Suprimimos alguns elementos e ampliamos outros".

Os três irmãos representam figuras cheias de contradições. "Eram semianalfabetos, totalmente despreparados para o papel histórico que assumiram. Só tomaram essa decisão porque o exército nazista chegou até a propriedade deles. Não eram exatamente heróis", analisa Toscano. "Talvez a imagem de contradições tenha algo mais interessante a dizer do que a figura heroica", completa.

Para narrar a história, a montagem tem como suportes a poesia, a música, a dança e a performance. "O que torna o espetáculo impactante visualmente é a linguagem que trabalho. A presença do ator é apresentada de forma poética; não é mera representação da realidade. A palavra é música. O gesto é dança", exemplifica o dramaturgo.

Em feveveiro, "Bieslki" foi contemplado na categoria "Melhor Dramaturgia" do "Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2010". "Nós ficamos muito felizes porque é um reconhecimento", conta Toscano. "Não esperávamos a premiação. O trabalho foi feito na perspectiva de amadurecer o trabalho do grupo".


Bielski - Teatro. Sábado e domingo, às 20h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 12.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;