Memória Titulo
Um pé de cambuci; e a Estrada do Sacramento...

Continuamos a registrar as memórias de Ernesto Thomé, de Rudge Ramos, que ontem completou 85 anos de vida e de bairro.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Continuamos a registrar as memórias de Ernesto Thomé, de Rudge Ramos, que ontem completou 85 anos de vida e de bairro. Citamos que ele preserva um pé de cambuci no seu quintal, no coração de Rudge Ramos - hoje um bairro verticalizado, com loteamentos e construções por todos os lados.

O cambuci é uma frutinha típica da Serra do Mar e todos os antigos do Grande ABC conhecem. Paranapiacaba faz até o Festival de Cambuci. O secretário de Meio Ambiente de São Bernardo, Giba Marson, tem estimulado o plantio do cambuci por todos os bairros - ele que é tão batateiro quanto o Sr. Ernesto e este repórter.

O tema cambuci veio à tona quando lembramos do padre Fiorente Elena. Ernesto Thomé foi amigo do pároco; o transportava para missas em várias igrejas, como a capelinha da Record, na Vila Paulicéia. E o padre Fiorente adorava um copo de vinho e, em especial, um trago de pinga com... cambuci.

SACRAMENTO
A atual Rua do Sacramento, antiga Estrada do Sacramento - esta onde está localizada a Universidade Metodista - sempre nos intrigou pelo nome. Sacramento! Por que Sacramento? Algo a ver com outros antigos caminhos do Grande ABC, como a Estrada do Oratório, Rua das Monções, Estrada das Lágrimas?

Ernesto Thomé não sabe. Mas lembra de uma cena que marcou sua juventude: as procissões que vinham de São Caetano pela Estrada das Lágrimas e tomavam a Estrada do Sacramento. Os devotos são-caetanenses caminhavam com fé, entoando canções religiosas e rezando o rosário.

No trajeto, fogos e rojões. Os caminhantes tomavam a Estrada do Sacramento, cruzavam a Via Anchieta, chegavam à Vila Paulicéia para as missas na capela da Record.

VIA ANCHIETA
Ernesto Thomé se lembra da construção da via e da sua primeira inauguração. O ano: 1943; o trecho: do km 10 ao 16. Um marco de cimento foi instalado em frente ao espaço da futura Fontoura. Adhemar de Barros foi quem inaugurou o trecho original.

SUPERLOJA SÃO LUIZ
Foi em 1956 que Ernesto Thomé inaugurou seu comércio no bairro, defronte ao novo campo do Meninos, no começo da Avenida Caminho do Mar, onde está a Praça dos Meninos, em estilo oriental. Batizou-o de Superloja São Luiz, em homenagem ao santo padroeiro da Congregação Mariana - Thomé era congregado.

Foi uma loja de eletrodomésticos. E Ernesto Thomé era o único representante da Liquigás no bairro.

QUERMESSES
Havia as procissões de carros de boi. Um dos carros transportava o pau de sebo. O desafio era galgar o pau e conquistar os 50 mil réis no alto.

As prendas do leilão eram lenha de metro, carvão, mucuta e cachos de banana.
Núncio Zanini, o leiloeiro; festeiros, os membros das famílias tradicionais; o povo do bairro prestigiava e recebia gente de Santo André, São Caetano, da Vila.

Vinham senhoras negras chegadas de São João Clímaco com seus bolos, imensos bolos que eram vendidos ao pedaço.

Uma das barracas era a de bonecas, outra a de artigos domésticos. O lucro era usado para a construção da igreja nova, hoje uma realidade.

ONTEM OU HOJE?
Ernesto Thomé responde com sabedoria: "A gente precisa acompanhar a evolução, que faz parte do próprio progresso."

O QUE MAIS?
Aprendemos muito com Ernesto Thomé. Ele lembrou de Leone Angeli, antigo do bairro, que foi um professor informal dos que precisavam de aconselhamentos. Falou dos 115 mil metros quadrados que o avô, Rafaele Thomé, comprou na Vila Paulicéia, no terreno onde está o Extra hoje, com uma bela olaria. E mostrou o livro da família escrito por Raphael Thomé. Já está na pauta de Memória.

VICENTINOS
Outra pauta: como foi que os vicentinos construíram a instituição de assistência mantida até hoje na Estrada dos Alvarengas, o Asilo São Vicente de Paula? Ernesto Thomé acompanhou todos os passos, e deixou outra ótima sugestão.

UMA PROMESSA
Por fim, a caminhada do padre Fiorente de Rudge Ramos até o Monte Serrat, em Santos. Adoecera Lavinia Rudge Ramos, a Dona Nenê, filha de Arthur Rudge Ramos, mulher do prefeito Lauro Gomes de Almeida. A caminhada do padre foi uma promessa para que a primeira-dama de São Bernardo sarasse.

EM 15 DE MARÇO DE...

1920 - Waldomiro de Sá nasce na Avenida Dom Pedro I, atual nº 650, na futura Vila Pires, filho de Manuel Antonio de Sá e Ignêz Cândida de Sá, ambos portugueses. Historiador de Santo André. Autor do livro A minha história de Santo André, que foi lançado em 2003 e que merece ser relançado por dois motivos: é um belo livro; seria uma homenagem da cidade ao filho querido que chega aos 90 anos com muita lucidez.

1970 - Entra em funcionamento a primeira clínica psicológica do Grande ABC, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo.

Clemente Maria Hoffbauer, Leocrécia, Longino (o São Longuinho) e Luísa de Marillac (estampa).

Clemente Maria Hofbauer. Sacerdote falecido em 1820. Apóstolo da intelectualidade vienense.

Luísa de Marillac. Com Vicente de Paulo, fundou a Ordem das Filhas de Caridade, em 1633.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 15 de março de 1980

Manchete - Decreto regulamenta nova lei salarial e define produtividade; Macedo (ministro do Trabalho) quer o uso adequado da lei; sindicatos contestam o discurso.

Campanha salarial - Reunião da Anapemei (Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas Industriais) discute sobre possibilidade de nova greve dos metalúrgicos; polícia prepara esquema de segurança para domingo na assembleia convocada para o Estádio de Vila Euclides.

Solidariedade - Rádio Diário promove na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo um show artístico de ajuda aos flagelados das enchentes na cidade. O show será comandado pela cantora Joelma, que apresenta na emissora o programa Tempos Novos.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Safras abundantes podem significar pouco

Música - Gonzaguinha canta amanhã no Aramaçan; Orquestra Jovem do Estado de São Paulo estreia hoje no Teatro Municipal de Ribeirão Pires.

Polícia - Preso autor da morte do industrial da Avenida Piraporinha.

Trabalhadores
Nascem em 15 de março:

1912 - Benedicto Feliciano. Natural de Paraibuna (SP). Servente de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Araci, 618, Vila Curuçá.
1919 - Eugênio dos Santos. Nascido em Paranapiacaba. Servente de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Pedro Américo.
1921 - Laudelina Bergani. Industriária da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Tapajós, 531, São Caetano.
1924 - Gilberto Batisti. Italiano de Pistoia. Torneiro-mecânico da CBC. Residência: Rua Padre Vieira, 393, bairro Jardim.

HOJE
Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, Dia da Escola e Dia Internacional Contra a Violência Policial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;