Política Titulo Na Assembleia
Sem história, PSD pode ser primeiro a instituir dia próprio
Por Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
09/04/2012 | 07:15
Compartilhar notícia


Mesmo sem o alvo de homenagem possuir história, tramita na Assembleia o projeto de lei nº 194/12, de autoria dos deputados estaduais pessedistas José Bittencourt (Santo André), Milton Vieira e Rita Passos, que institui em São Paulo o Dia do PSD (Partido Social Democrático). Caso o texto seja aprovado, o PSD será a primeira legenda a constituir anualmente uma data comemorativa própria no calendário oficial, o que representaria sua fundação, no dia 28 de setembro.

Publicado no Diário Oficial no dia 29, o projeto tem como justificativa que, em sua atuação no processo político, o PSD terá como objetivo a busca do poder político pela via democrática como meio de aplicar e propagar o seu ideário. Desta forma, segundo o documento, a instituição do dia fará justa homenagem ao partido, que tanto colabora para buscar soluções para os problemas estruturais da realidade social brasileira.

Tendo em vista a inocuidade da proposta, o texto vai criar situação de constrangimento aos parlamentares. Sem efeito prático ao cidadão, mas diante de circunstância de relação entre as bancadas, o projeto deve render longas discussões. Com o reconhecimento do PSD e do PPL (Partido Pátria Livre), em 2011, o menu de opções partidárias para as próximas eleições está montado com 29 alternativas.

Apesar da história partidária, em vez de instituição de um dia próprio, as demais legendas propõem nos legislativos locais sessões solenes ou semana de celebração. O PT, de 32 anos, por exemplo, promove atos espalhados em cada cidade referente à data de fundação: 10 de fevereiro de 1980. O PSDB, por sua vez, realiza sessões especiais em 25 de junho, relacionado ao alicerce do partido em 1988.

Oficialmente criado há seis meses, o PSD até agora não encontrou a sua identidade partidária. A poucos meses de disputar a sua primeira eleição, a sigla ainda não demonstra coesão de linha a ser seguida. Em âmbito nacional, o partido nasceu ligado ao governo federal, porém reafirma não possuir atrelamento automático.

Bittencourt não foi localizado pela equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;