De olho no transito Titulo
Mobilidade urbana em discussão

A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) realizará de 11 até 13 de maio encontro que discutirá, no Centro de Convenções Frei Caneca

Por Cristina Baddini
07/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) realizará de 11 até 13 de maio encontro que discutirá, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, nove temas diretamente relacionados com a qualidade de vida e sustentabilidade social, econômica, energética e ambiental das cidades brasileiras, tendo como ângulos prioritários de análise o transporte público urbano e as condições de deslocamento da população. Estarão em debate a inserção da mobilidade urbana no debate político, vida urbana e macroeconomia, transporte regional de pessoas e bens, as cidades e o clima, matriz energética e mobilidade, redes estruturais integradas, o transporte público e a sustentabilidade social, segurança nos deslocamentos urbanos e os legados da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Considerando que o importante é ser proativo num ano eleitoral, a ANTP programou este seminário em que as mudanças no governo federal, nos governos estaduais, no Congresso e nas assembleias legislativas precisam de propostas de políticas públicas nacionais eficientes, coerentes e sustentáveis. Os resultados serão publicados e encaminhados aos partidos políticos e aos candidatos às eleições deste ano.
E estas eleições também definirão aqueles que serão responsáveis pelos projetos dos megaeventos esportivos programados para o Brasil nesta década. É preciso discutir como o Brasil vai encarar o desafio de organizar uma Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 deixando um legado capaz de melhorar a vida dos milhões de brasileiros, principalmente no que diz respeito à mobilidade urbana.
O evento contará com a presença do cônsul geral da África do Sul, Yusuf Omar que vai oferecer um quadro do que efetivamente foi feito para a competição mundial e mostrar a diferença entre o que a África do Sul planejou e efetivamente realizou, e, principalmente, qual será o legado desta Copa do Mundo 2010 para o povo sul-africano.
Como colocar a política urbana no plano macroeconômico será problematizado por Miriam Belchior, secretaria executiva do PAC, da Casa Civil da Presidência da República. O ideal é que a economia urbana faça parte da equação macroenômica, o que não acontece atualmente em razão da prevalência de questões financeiras.
Nazareno Affonso, Coordenador do MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos), conduzirá a discussão sobre o impacto do custo da tarifa sobre as camadas mais pobres da população, que perdem o acesso a serviços e oportunidades nas cidades. Essa é uma equação que tem que chegar a um ponto de acordo.
O direito de ir e vir com segurança será debatido pelo Diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva e pelo Presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, pois os governantes vão ter que reverter essa condição do Brasil de 'campeão de acidentes e de mortos no trânsito', envolvendo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas e tendo em vista adesão do Brasil à Década Mundial de Segurança no Trânsito - 2011/2020, proposta pela ONU.
Muitas pessoas qualificadas estarão presentes no evento. Participe você também e ajude a extrair um relatório com substância para apresentar aos futuros governantes. A inscrição pode ser feita no local do evento, não falte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;