Setecidades Titulo
Escola omite data e aplica Desafio surpresa
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
24/09/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Quando os alunos do Colégio Singular de São Caetano chegaram à aula ontem receberam uma novidade: o Desafio de Redação do Diário sobre o tema Crack, Tô Fora!. A estratégia de não revelar a data e nem o tema da redação aos estudantes partiu da diretoria, que pretende evitar o famoso hábito dos jovens de decorar e fingir um aprendizado momentâneo.

"O aluno está muito acostumado com o "copia e cola" e acaba lendo e escrevendo menos do que necessário", explica a diretora do Ensino Fundamental, Renata Lourenço. A coordenadora do Ensino Fundamental e Médio, Solange Marcolin, diz que o método já foi adotado em outras edições do Desafio. "Agimos assim desde a primeira edição. Já temos um compromisso com os nossos professores de não revelarmos detalhes." Justamente devido ao teste surpresa, alguns alunos demoraram mais de uma hora para finalizar a redação.

A tática da coordenação do colégio parece ter dado certo. Em 2008, a aluna Vitória Bastos alcançou a primeira colocação na categoria II (8ª e 9º ano do Ensino Fundamental) e faturou um computador. Já no ano passado, Giovanna Serafim fez a quinta melhor produção de texto da categoria I (6º e 7º ano do Ensino Fundamental).

Ruben Henriques, 17 anos, é aluno do 3º ano do Ensino Médio e optou por escrever sobre as consequências do vício dentro de casa. "Foquei o aspecto familiar e os efeitos do crack refletidos em quem convive com o viciado." Cerca de 370 alunos da unidade entregaram suas redações ontem. Hoje, a maratona literária continua em três escolas de São Caetano e três de Mauá.

O vencedor geral será conhecido em premiação a ser realizada em novembro. Entre os prêmios secundários reservados às melhores produções de texto estão televisores, bicicletas e computadores. O vencedor geral ganhará bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O aluno poderá escolher o curso de sua preferência.

O Desafio de Redação é patrocinado pela Petrobras e correalizado pela USCS e DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;