Economia Titulo
Projeto universitário ganha prêmio no Interior de SP
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
11/08/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


Um projeto do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo, de energia alternativa, foi premiado na categoria Incentivo à Pesquisa na Agrifam (Feira de Agricultura Familiar e do Trabalho Rural), realizada de 31 de julho a 2 de agosto, em Agudos (SP).

Trata-se de um gerador para roda d'água, que pode levar energia elétrica a residências da área rural. O equipamento foi resultado de um ano de trabalho de pesquisa do ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica da FEI, Vinícius Rizzo, 23 anos, sob orientação do professor Mario Kawano.

Rizzo contou que queria desenvolver algo para dar oportunidade às pessoas que moram em residências rurais e não têm acesso à energia elétrica. A ideia foi aproveitar as rodas d'água - já utilizadas por pequenos agricultores para bombear água até a residência - acoplando a estas um gerador.

A energia é acumulada em baterias e pode ser usada para abastecer uma residência durante a noite. A eletricidade gerada é de aproximadamente 27 watts, capaz de alimentar lâmpadas, rádios e TV. O custo do equipamento é estimado em R$ 3,7 mil.

Kawano afirmou que não há intenção de patentear o projeto. "Queremos deixá-lo para domínio público. Pensamos em fazer uma cartilha para interessados em montar o equipamento", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;