Esportes Titulo Em São Paulo
Clubes tradicionais encaram caminho duro para o retorno à elite de São Paulo
Por
15/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A duas rodadas do fim da primeira fase, a Série A2 do Campeonato Paulista mostra-se equilibrada. Depois da 17.ª rodada, a diferença entre o 4.º e 13.º colocado é de apenas seis pontos. A expectativa é enorme para os últimos confrontos do torneio, que vão definir os quatro semifinalistas, que brigarão por duas vagas na elite do Estadual em 2018, e os seis rebaixados para a A3. Neste cenário, times tradicionais que brigam para voltar aos bons tempos convivem com mais pressão, mas se apegam ao peso da camisa para decidir.

Nesta temporada, cinco dos mais tradicionais clubes do Estado estão na disputa - Portuguesa, Juventus, Guarani, Bragantino e São Caetano. Destes, apenas o de São Caetano do Sul (SP) respira tranquilo, já que lidera o torneio com 34 pontos e está garantido entre os quatro semifinalistas.

O São Caetano mantém o técnico Luís Carlos Martins no comando desde 2014, paga salários em dia e tem boa base. Mesmo assim, tenta se fortalecer para o começo do mata-mata, fase em que foi eliminado em 2015 e 2016. "Sabemos que será outro campeonato. Temos de ver o que fizemos de errado nos últimos anos e fazer diferente", ensinou Wesley, capitão do time.

Portuguesa, Juventus e Bragantino fizeram até agora uma campanha intermediária, o que pode não ser suficiente para ficar entre os quatro primeiros. No Canindé, a esperança da diretoria da Portuguesa é no "espírito de decisão" da equipe para a reta final. Os cartolas já falam em preparar o elenco paras as próximas temporadas do futebol nacional.

"A classificação seria o ápice da nossa preparação, mas sendo realistas, sabemos que a chance é pequena. O nosso foco agora é na participação na Série D do Campeonato Brasileiro e na preparação do clube para os próximos anos", defendeu o novo presidente Alexandre Barros, eleito neste ano na Portuguesa.

Na Rua Javari, a situação do Juventus não muito é diferente. Na 9.ª posição, o clube joga contra o Batatais, 4.º colocado, neste domingo, em casa. Deve apresentar uma formação ofensiva para garantir os três pontos e decidir tudo na última rodada.

Com 71 participações na elite, o Juventus não vê a Série A1 desde 2008, quando foi rebaixado. De lá pra cá, chegou a cair para a A3 e retornou para a A2 apenas neste ano. De olho em 2018, o clube pretende investir nos atletas do sub-20. Para a edição da Copa Paulista, no segundo semestre, o Moleque Travesso deve mesclar a experiência do grupo principal com jogadores jovens. A intenção é fortalecer a equipe para as disputas do ano que vem e retomar a tradição do clube de revelar jogadores de qualidade no Estadual.

"O Juventus tem de voltar a ser o que era antes", pregou Vitor Faustino, gerente de futebol e que defendeu o clube como goleiro em 1992 e 1993. "Queremos voltar a revelar atletas e fazê-los atuar como jogadores experientes. Isso sempre fez parte da preparação das nossas equipes e da história do clube", explicou o dirigente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;