Setecidades Titulo
Anchieta não está livre de enchentes
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
12/04/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


O alteamento das pistas centrais da Anchieta, na altura do Km 13, ainda vai demorar. Apesar de o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) informar que o momento é favorável ao desenvolvimento do projeto – principalmente após a inauguração do piscinão Taboão, quarta-feira –, a Prefeitura de São Caetano garante que só trabalhará para derrubar a liminar que proíbe a obra depois que novas intervenções forem feitas na região e evitar alagamentos na cidade.

O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) afirmou que a questão deve ser amplamente discutida. “Precisamos ter estudos que garantam que a obra não vá prejudicar a situação de inundações no município. O próprio Daee já concluiu de antemão que é preciso fazer outros reservatórios próximos ao Ribeirão dos Couros”, disse.

O prefeito teme importar as enchentes que hoje se concentram na Anchieta. Quarta-feira, na cerimônia de inauguração do piscinão Taboão, o governador José Serra (PSDB) anunciou uma das possíveis obras para evitar que isso ocorra. Disse que o Estado vai trabalhar na licitação do projeto do segundo reservatório do Taboão, que deve beneficiar 100 mil moradores. A expectativa é que a construção leve 18 meses para ser concluída.

“O piscinão terá capacidade para 180 mil m³ e tem custo calculado em R$ 14 milhões. Estamos empenhados nessas questões e vamos colaborar para o alteamento da Anchieta. Temos apenas 100 dias de governo. Isso vem desde a década de 1990. Mesmo assim, não tenha dúvida de que a gente vai se ocupar disso”, disse.

A questão da manutenção dos reservatórios também foi abordada por prefeitos junto ao governador, que prometeu buscar recursos. “É importante que os piscinões sejam bem limpos, se não, se transformam em um fator de deterioração ambiental. Por isso, estamos trabalhando na idéia de o Estado ajudar na manutenção mediante acordos que envolvam outros investimentos.”

Com a finalização dos reservatórios do Taboão e do Oratório, o Estado soma 37 piscinões, 17 na região. Trabalhos de canalização e limpeza do córrego do Taboão, porém, não foram cogitados. “Isso é mais importante. Ele tem que olhar por nós”, pediu a moradora Eloiza França Alves.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;