Memória Titulo MEMÓRIA
Para lembrar Piero Pollone...
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


30 de agosto de 1976 – Fundado o Corpo de Patrulheiros Mirins Piero Pollone, iniciativa do Rotary Clube de Santo André.


Vanderlei Retondo leu a nota acima, aqui em Memória, e não teve dúvida: como vice-presidente do Centro de Assistência Social e Motivação Profissional Piero Pollone (o Camp, antigo Corpo de Patrulheiros Mirins), escreveu sobre o patrono da instituição. Nas suas lembranças, também, o saudoso professor Eliseu Fedri.


...e o professor Eliseu Fedri

Texto: Vanderlei A. Retondo


O Camp Piero Pollone é uma iniciativa do Rotary Clube de Santo André Norte com apoio irrestrito de seu clube padrinho, o Santo André.

Um dos fundadores, o professor Eliseu Fedri, muito amigo do destacado industrial Sr. Piero Pollone, foi a peça fundamental nos acontecimentos.

Em 1975, professor Eliseu, sabedor da existência de uma propriedade do Sr. Piero Pollone, praticamente esquecida, já que naquela época o Jardim Ana Maria ainda não passava de um local ermo, numa visão de muita sagacidade, percebeu uma oportunidade impar de construir, de um lado um projeto social de muita importância e por outro lado uma forma de eternizar o nome de seu grande amigo industrial, que na época se encontrava no ápice de seu sucesso profissional e pessoal.

Foi em um encontro casual entre os dois que professor Eliseu teria dito: “Piero, você é uma pessoa de muito sucesso e que possui um coração maior que o peito, mas o que será de tudo isso quando você se for? Precisamos eternizar teu nome para que as futuras gerações o tenham como exemplo a ser seguido. Que tal construirmos um Camp naquele teu terreno no Jardim Ana Maria?”

Piero, filantropo de carteirinha, nem precisou pensar muito e disse que concordava com a proposta e que doaria o terreno em comodato, mas precisaria que a documentação fosse feita, oportunamente.

Num salto, Eliseu completa: “Vamos ao cartório, agora mesmo, pois já está tudo pronto”.

Hoje, após 40 anos de sua fundação e mais de 12 mil jovens formados, rendemos nossas homenagens a esses dois rotarianos visionários, mostrando que o exemplo deles continua sendo seguido pelos rotarianos norte-andreenses.


Diário há 30 anos

Quarta-feira, 17 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6240

Manchete – Indústria mantém ritmo de crescimento elevado

Meio Ambiente – Nova mortandade de peixes no Rio das Pedras.

Movimento Sindical – Setecentos professores da rede estadual em assembleia na Praça do Carmo decidem manter paralisação.

Automobilismo – Importados marcarão presença no 14º Salão do Automóvel.

Polícia – Teme-se novo ataque do matador de mulheres.


Em 17 de setembro de...

1906 – Hermínia Lopes Lobo é nomeada professora na Estação São Bernardo, hoje Santo André.

1916 – Programado novo exercício no Tiro Brasileiro nº 34, em Santo André. Na direção, o tenente Ramalho Borba, auxiliado pelo sargento Teixeira Leitão.

É diretor do Tiro o Dr. Garcia Vieira, com apoio de Antonio Flaquer Sobrinho.

Circula o primeiro número da Revista de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário Estadão: vitória italiana no Carso; mais de 3.000 prisioneiros.

1976 – Aberto o 2º Congresso dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, com palestra do advogado gaúcho Luiz Carlos Mazuhi Cunha, que afirma: “O movimento sindical atravessa uma grave crise e dela só sairá com a solidificação das bases”.

Choque de trens fere 16 pessoas em São Caetano.

Instalado o primeiro aparelho de telex da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).


Hoje

Dia do Transportador Rodoviário de Carga

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias


Município Paulista

Pompéia. Município desde 1939, quando se separa de Marília. Celebra a data em 17 de setembro, quando, em 1928, foi elevado a distrito de paz. O nome homenageia Aretuza Pompéia, mulher do senador Rodolfo Miranda.


Santos do Dia

São Roberto Belarmino (Itália 1542-1621). Professor e sacerdote pela Companhia de Jesus. Bispo e doutor da Igreja. Assessorou o papa Paulo V durante 22 anos. Autor dos três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: As Controvérsias Cristãs Sobre a Fé, um tratado sobre todas heresias.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.


Roberto Belarmino

Hildegarda de Bingen

Colomba

Zygmunt Felinski


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 17 de setembro:

No Rio Grande do Sul, Alvorada e Santana da Boa Vista.

Na Bahia, Buerarema.

No Rio Grande do Norte, Felipe Guerra.

Em Alagoas, Major Isidoro.

Em Minas Gerais, Morada Nova de Minas.

No Piauí, União.


Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. A Instituição Amélia Rodrigues, da Vila Guiomar, em Santo André. Entrevistadas: Selma Maciel, supervisora; e Suzete Botasso, coordenadora. Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Produção e apresentação: Milton Parron; hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;