Setecidades Titulo
Humberto Moura, cidadão de Sto.André
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
05/06/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


O funcionário público aposentado Humberto Moura poderia ser apenas mais um daqueles servidores apaixonados pela luta de sua cidade. Poderia, mas não é. Com 75 anos e inúmeros prefeitos servidos em seu currículo, ele tornou-se parte integrante da história de Santo André, contribuindo, inclusive, para a aquisição de programas importantes para o progresso do município.

Funcionário de carreira no Paço Municipal desde 1958 (aposentado em 1988), ele cita, emocionado, a conquista do financiamento para implantação do projeto Cura (Comunidade Urbana para Recuperação Acelerada) -, que possibilitou a infraestrutura para criação de diversos bairros, em meados de 1970 - como um dos marcos de sua carreira.
"Foram seis meses de muitas lutas. Fui diversas vezes ao Rio de Janeiro e também a Brasília para conseguir trazer o dinheiro", conta.

A aquisição do recurso se mistura com memórias da vida pessoal do servidor. O economista e advogado diz que o ex-presidente do País e hoje presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP), foi fundamental para isso. "Conheci Sarney em viagem de férias para Foz do Iguaçu. Dividimos uma cerveja e nem sabia quem ele era. Em Brasília soube que ele estava no Congresso e foi Sarney quem me ajudou a conquistar o empréstimo", explica.

Mas Sarney não foi o único presidente que Moura conheceu enquanto prestava serviços à Prefeitura. Ele também caiu nas graças de Jânio Quadros. "Jânio visitou a cidade enquanto era prefeito de São Paulo (1985-1988), fez discurso entusiasmado e tudo", afirma o servidor, que acompanhou o ex-presidente em tour pela cidade e em almoço na badalada churrascaria Rosas.

Questionado sobre os melhores chefes do Executivo, Moura dispara a resposta sem sombras de dúvidas. "Os três melhores são Antonio Pezzolo, Fioravanti Zampol e André Newton Brandão. Tive a honra de trabalhar com todos eles", discursa emocionado o ex-chefe de gabinete de Pezzolo.

Apesar do bom humor, Moura, que também participou da elaboração de reforma tributária no município, traz mágoas sobre a atuação do segmento atual. "Falta mais fiscalização", avalia.

Para finalizar, ele diz que mesmo aposentado segue de olho nos prefeitos. "Parei de trabalhar, mas admiro o trabalho dos outros, e também me machuco com ele", conclui.


Bom trabalho foi reconhecido também por vizinhos

Além de prestar serviço por 40 anos para a cidade de Santo André, Humberto Moura também atuou em cidades vizinhas. Ao lado de amigos, ele reformulou a tributação de São Caetano. "Fui implantar impostos para o prefeito Lyiz Olinto Tortorello. Fiquei lá quase quatro anos", conta.

CURIOSIDADE
Moura diz que durante o tempo que prestou serviço em Santo André, viu diversas situações, desde prefeitos despacharem em escritório feito em lona na praça da cidade, até impeachment. "Foi em 1963, acho que foi o primeiro do País. O prefeito (Osvaldo Gimenez) foi acusado de corrupção e perdeu o mandato em votação na Câmara", relembra.

Após deixar o trabalho, ele dedicou-se a advocacia, função que ainda exerce. Apaixonado por Santo André diz que não deixa "sua terra", nem para trabalhar para presidentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;