Esportes Titulo
Romancista revive na pele de goleiro
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
31/12/2010 | 07:30
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Charles Dickens voltou à cena. Não, o escritor inglês (1812-1870) não ressuscitou nem consta que alguma de suas obras, como a que relata a triste história do órfão Oliver Twist, esteja ganhando nova versão impressa ou adaptação para o cinema.

Curiosamente, o romancista empresta o nome não a mais um de seus personagens, mas ao jovem goleiro do São Caetano, Charles Dickens Albuquerque, 17 anos, que vê na Copa São Paulo de Futebol Júnior a chance de saltar do anonimato ao mundo real da bola.

Na condição de reserva da equipe sub-20, Charles sabe que a exemplo de Oliver Twist terá de superar adversidades, entre as quais a concorrência do camisa um Rudimar, e a distância da família que mora em Hortolândia, para reservar seu lugar ao sol.

É a segunda vez que o goleiro disputa a Copa São Paulo. Em 2010, esteve prestes a participar de um jogo, pois Rudimar estava machucado, mas ele também se lesionou na véspera e ficou de fora.

"Acontece. Infelizmente não deu. Quem sabe surge nova chance agora. O importante para a gente, porém, é passar da segunda fase, algo que o clube nunca conseguiu", diz Charles.

O nome inusitado, conta ele, foi dado pela mãe. "Meu pai queria que eu me chamasse Chilavert em homenagem ao ex-goleiro (paraguaio). Na época, minha mãe estava lendo um livro dele (não soube dizer qual). Achou bonito e colocou este nome em mim. Meu pai concordou. Sinto-me honrado, pois é um escritor famoso. Chega a ser irônico, porque meu pai queria me dar o nome de um goleiro sem imaginar que um dia me tornaria um", destaca o jogador.

Charles admite saber pouco a respeito do escritor e suas obras, mas promete se informar mais sobre o homônimo após a Copa São Paulo. "Pesquisei sobre a vida dele na internet alguns anos atrás. Sei que ele tinha uma certa preocupação com questões sociais. Mas nas férias vou ver se leio alguma coisa sobre ele", garante.

Segundo o goleiro, embora o pai tenha tentado dar-lhe o nome de Chilavert, a escolha pelo futebol partiu dele. "Meu pai gosta de futebol, mas a iniciativa foi minha de procurar um clube. Ele apoiou e está sempre me acompanhando", revela.

Nascido em Campinas, Charles Dickens iniciou a carreira no Paulínia. Após três anos no clube foi para a Ponte Preta e, em 2008, transferiu-se para as categorias de base do São Caetano. O goleiro tem contrato com o clube até maio de 2012.

O Azulinho está no Grupo G e estreia no dia 5, às 16h, contra o Paysandu. A chave tem ainda o Pão de Açúcar e o Fluminense. As equipes estão baseadas em Louveira, no interior paulista.

O elenco profissional, do Azulão que ganhou nove reforços no início da semana, encerra hoje o início da preparação com treino físico pela manhã. O grupo terá folga amanhã e no domingo e se reapresenta na segunda-feira cedo. Em seguida, viaja para a pré-temporada em Monte Sião, Minas Gerais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;