Cultura & Lazer Titulo
Ciclo reúne cineastas que filmaram São Paulo
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A romântica Paris e a cosmopolita Nova York são algumas cidades imortalizadas pelo cinema. Embora umas fascinem pela paisagem e outras chamem a atenção pelo roteiro histórico, sempre são retratadas em filmes sob ponto de vista peculiar, o do diretor.

Com São Paulo, palco de uma intensa vida cultural, não poderia ser diferente. Em comemoração aos 456 anos da metrópole, o CineSesc organiza série de debates com diretores que, de alguma forma, vincularam projetos à Capital.

Entre segunda e quarta-feira, sempre às 19h30, nomes do cinema brasileiro participam do projeto "Era uma vez..." São Paulo com o jornalista Christian Petermann. A partir de imagens, relembram histórias de algumas produções.

Quem abre a rodada é a cineasta Laís Bodanzky, que conquistou reconhecimento logo no trabalho de estreia, chamado "Bicho de Sete Cabeças" (2001). O filme conta a história de um jovem rebelde trancafiado em manicômio.

Na terça-feira, será a vez do diretor Carlos Reichenbach, que nascido em Porto Alegre, logo se mudou para São Paulo. Ele assina a direção de Garotas do ABC (2003), longa gravado na região.

No último dia, o documentarista Evaldo Mocarzel fala sobre a importância da cidade para obras que realiza. Entre elas está o filme "À Margem do Concreto" (2005), que retrata os sem-teto e os movimentos de moradia em São Paulo.

Era Uma Vez... São Paulo Debate. De segunda a quarta-feira, às 19h30. No CineSesc - Rua Augusta, 2.075, São Paulo. Tel.: 3087-0500. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;