Política Titulo PARCERIA AOS 45 DO 2º TEMPO
PRB sela aliança com Aidan mesmo sem vice

Rautenberg deve postular vaga no Legislativo; PRTB muda lado e anuncia elo com ex-prefeito

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
30/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O PRB de Santo André, presidido pelo vereador bispo Ronaldo de Castro, selou ontem de vez aliança eleitoral com o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), que tenta retornar ao Paço após quatro anos. Depois de negociar com praticamente todos os pleiteantes à sucessão municipal, a sigla concretizou detalhes da parceria mesmo sem a garantia de vice, exigência antes colocada como uma das condições para fechar acordo político. A executiva local assegurou o elo com os socialistas, tendo indicativo de o parlamentar Roberto Rautenberg, então postulante à Prefeitura, como possível candidato à reeleição na Câmara e formação de chapão proporcional, com a junção PRB-PSB.

Os republicanos mantinham até ontem tratativas com o PT, do atual prefeito Carlos Grana, que busca renovar mandato no Executivo. Por outro lado, não houve consenso com o grupo governista. Componente do diretório paulista do PSB e primeiro-secretário da direção estadual, Wilson Pedro da Silva afirmou que o PRB vem para fazer parte do programa e com compromisso de participação no futuro governo. “Não houve imposições de nada, sem toma lá dá cá”, disse, ao acrescentar que Rautenberg e bispo juntos na chapa é ganho. “Eles têm voto, têm trabalho. Serão importantes dentro da estratégia.”

A estimativa interna é que o chapão PRB-PSB atue para fazer de cinco a seis cadeiras no Legislativo, o que abriria possibilidade de eleição aos dois parlamentares. Isso porque pelo lado socialista também tem outros dois vereadores com boa margem de votos: Sargento Juliano e Almir Cicote A decisão sobre o recuo de Rautenberg, no entanto, quebra palavra de Ronaldo que sustentava que o correligionário não teria legenda para concorrer a uma vaga na Casa. O anúncio formal será feito hoje na convenção municipal do PSB, com a presença do vice-governador de São Paulo e presidente do diretório estadual do partido, Márcio França, que integrou as articulações.

Os socialistas devem oficializar também no encontro a adesão do PRTB, que estava até ontem no coligação do pré-prefeiturável Paulinho Serra (PSDB). O presidente nacional da sigla, Levy Fidelix, é outra figura política que tende a aparecer no evento para confirmar o suporte. Com as movimentações às vésperas da convenção, o arco atinge oito agremiações (PSB, PRB, PEN, PP, PSDC, PMN, PRP e PRTB). O nome hoje mais cotado para compor como vice de Aidan é o da médica Ana Glória Silva, filiada ao PSDC. “Ela tem boas chances”, avaliou o ex-prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;