Política Titulo São Bernardo
Ibope aponta empate técnico entre Alex e Morando
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Pesquisa Ibope indicou empate técnico entre o deputado federal Alex Manente (PPS) e o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), com vantagem numérica ao pré-candidato do PPS à Prefeitura de São Bernardo na eleição de outubro. O estudo foi encomendado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Produtos de Limpeza do Estado de São Paulo e divulgado ontem.

No cenário mais real mensurado pelo instituto, Alex surge com 33% da preferência do eleitorado em levantamento estimulado contra 30% de Morando. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos, o empate técnico está configurado. Nome do prefeito Luiz Marinho (PT) na corrida eleitoral, o ex-secretário de Serviços Urbanos e Coordenação Governamental Tarcisio Secoli (PT) é lembrado por 8% dos entrevistados. Outros 23% disseram que vão anular ou votar em branco, enquanto 6% não sabem ou não responderam.

Outros dois quadros foram estudados pelo Ibope. Em um deles há as candidaturas do vereador Marcelo Lima (SD), do ex-prefeito Mauricio Soares (PHS), do ex-vereador Aldo Santos (Psol) e do ex-secretário Evandro de Lima (PTdoB). Nesse levantamento, Alex e Morando também estão em empate técnico, novamente com vantagem numérica para o popular socialista: 28% a 25%. Mauricio aparece na terceira posição, com 6%, seguido de Tarcisio (5%), Marcelo Lima (4%) e Aldo Santos (3%) – todos esses em empate técnico. Evandro de Lima não pontuou, enquanto 22% são de brancos e nulos e 7% de indecisos. Marcelo e Mauricio já retiraram projeto solo e declararam apoio a Morando no pleito de outubro.

Em cenário sem a candidatura de Morando e o PSDB representado pelo ex-prefeito William Dib, Alex dispara: são 37% dos são-bernardenses que dizem que votariam no popular-socialista com essa configuração de prefeituráveis. Mauricio Soares seria segundo colocado (7%), seguido de Marcelo Lima (6%), Dib (6%), Tarcisio (5%), Aldo (3%) e Evandro (1%).

No levantamento espontâneo, outro empate técnico entre Alex e Morando. O tucano é lembrado por 10% dos entrevistados contra 9% de Alex. Dib é o mais rejeitado, com 36% de citações.

O Ibope ouviu 504 eleitores entre terça e quinta-feira e está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob número 06350/2016. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;