Internacional Titulo
Parlamento de Zimbabue encerra suas atividades
Por Do Diário do Grande ABC
11/04/2000 | 10:49
Compartilhar notícia


O Parlamento de Zimbabue fechará suas portas nesta terça-feira, à meia-noite (19h Brasília), em um clima de violência política, enquanto aumentam as invasoes de granjas pertencentes a brancos e se espera que as autoridades marquem uma data para as eleiçoes legislativas.

A Constituiçao assinala que as eleiçoes para formar um novo parlamento, cujo período de cinco anos termina nesta terça-feira, devem ser realizadas em um prazo de quatro meses depois de sua dissoluçao automática.

O presidente Robert Mugabe disse que a votaçao acontecerá no próximo mês, mas uma comissao encarregada de estabelecer as chapas assinalou que precisa de pelo menos três meses para completar seu trabalho.

As eleiçoes presidenciais nao devem ser convocadas antes de 2002. Entretanto, Mugabe tem a obrigaçao legal de anunciar a data das eleiçoes legislativas pelo menos cinco meses antes.

A luta política nao se refletia no Parlamento, onde o partido de Mugabe, o Zanu-PF, ocupa 147 das 150 cadeiras, e a atençao está concentrada nas ruas da cidade e nas granjas.

Sessenta e três pessoas foram detidas depois dos confrontos do fim de semana entre partidários de Mugabe e do principal partido de oposiçao, o Movimento para a Mudança Democrática, informou a polícia.

O chefe de polícia, Wayne Bvudzijena, afirmou que casas pertencentes a membros das duas partes foram atacadas e sofreram danos e que veículos foram incendiados durante revoltas no subúrbio de Dzivaresekwa, arredores de Harare.

No campo, granjeiros brancos se preparavam para fazer frente a uma nova onda de invasoes de suas terras, ameaçadas por Agripah Gava, o diretor da Associaçao de Libertaçao Nacional de Veteranos de Guerra (ZNLWVA).

Cerca de mil granjas foram invadidas por grupos dirigidos por veteranos da guerra de independência de Zimbabue dos anos 70. As invasoes começaram em fevereiro e, nos últimos dias, muitas outras foram ocupadas.

Mugabe incentivou as invasoes de granjas, afirmando que os ocupantes se limitavam a reclamar terras roubadas pelos colonialistas e emendou a Constituiçao, dando ao governo o poder de expropriar terras de propriedade de brancos sem pagá-las.

Também advertiu aos granjeiros brancos que serao feridos se tentarem resistir às invasoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;