Política Titulo Perto do fim
Eleição de 2016 mina unidade do G-12

Bloco de vereadores independentes à gestão Grana em Sto.André se desmancha por projetos distintos

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
09/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A pouco menos de um ano e sete meses para a eleição de 2016, as movimentações para ocupar o posto de chefe do Executivo andreense já começaram. E esse é o principal motivo pelo futuro do G-12, grupo de vereadores independentes de Santo André, virar incógnita. Com o bloco enfraquecido, alguns componentes já estão pleiteando o Paço e podem ser adversários do atual prefeito Carlos Grana (PT), enquanto outros nomes se aproximam do petista para compor a chapa da situação.

Almir Cicote (PSB) já revelou que tem planos para ser candidato ao Paço andreense, porém, Aidan Ravin é o principal nome da legenda – o histórico como ex-prefeito conta a favor do médico. Cicote, por outro lado, usa os 21.138 votos andreenses conquistados na disputa por cadeira de deputado estadual para ser prefeiturável do PSB. “Isso dá condições de eu pleitear a disputa majoritária. Sei que tem essa dificuldade por conta de estarmos no mesmo partido, mas não vou negar que tenho trabalhado para ocupar uma vaga nesse páreo”, frisou Cicote.

Roberto Rautenberg (PTB) espera a eleição do novo presidente municipal do PSDB para definir se vai continuar no PTB ou mudar de partido. O tucanato passará por processo de convenções em maio e, obrigatoriamente, mudará o comando municipal – o atual presidente local, Ricardo Torres, não pode mais se reeleger. “Não vou definir nada ainda”, declarou Rautenberg.

Atual segundo secretário do Legislativo, Ailton Lima (SD) deve ser o nome do Solidariedade para disputar a Prefeitura andreense, enquanto Luiz Zacarias (PTB), que está em seu quinto mandato na Casa e é um dos principais nomes de oposição ao atual governo, tem chances de ser o prefeiturável do PTB em 2016.

O ex-presidente da Câmara de Santo André Donizeti Pereira (PV) e o atual mandatário da Casa, Ronaldo de Castro (PRB), também cogitam figurar na eleição majoritária no próximo ano.

Marcos Pinchiari (Pros) deve tentar outro mandato como vereador. Mas sua legenda possui conversas avançadas para compor o arco de alianças do prefeito Carlos Grana.

Edson Sardano (PTB), Toninho de Jesus (SD), Sargento Lobo (SD), Evilasio Santana, o Bahia (DEM), e Cosmo do Gás (PDT) são os outros integrantes do G-12 que concorrerão à reeleição na Câmara. Sardano, Toninho, Lobo e Bahia provavelmente estarão na raia de oposição a Grana, enquanto o PDT de Cosmo do Gás pode caminhar ao lado do PT no pleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;