Cultura & Lazer Titulo
Direto do Twitter
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
07/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O fenômeno de popularidade ocorrido com o Twitter desde 2009 criou grandes ícones do mundo cibernético. Um deles é o norte-americano Justin Halpern, que começou a compartilhar com seus amigos as pérolas ditas por seu pai. As esdrúxulas frases citadas pelo senhor de 74 anos fizeram a página ser seguida por mais de R$ 2 milhões de pessoas e servir como base para o seriado Shit My Dad Says, que estreia hoje, às 21h, na Warner Channel.
Os roteiristas criaram toda uma nova realidade em torno da vida dos dois envolvidos para dar forma aos tweets postados por Halpern. A atração acompanha a má fase de Henry (Jonathan Sadowski), rapaz que acaba desempregado graças aos problemas trazidos pela crise econômica.
Sem ter a quem recorrer, ele volta a morar com o ranzinza pai Ed, interpretado pelo popular William Shatner - aquele mesmo que estrelou a versão dos anos 1960 da série Star Trek. O veterano médico e militar não tem tempo para conversas piegas e situações repletas de sentimentalismo, dando origem a situações e respostas ríspidas capazes de causar gargalhadas nos espectadores.
A dúvida imposta pelo programa é se o durão Ed irá ficar mais carinhoso com a presença do filho caçula por perto ou se ele continuará a seguir a linha extremista.
Shit My Dad Says mostra que novidades surgidas na internet conseguem partir para outros meios caso seu material seja realmente interessante ou muito popular. A migração de plataformas tem ocorrido de maneira bem cuidadosa para não acabar com a imagem de um ‘produto' que, na maioria das vezes, surgiu sem qualquer pretensão.
É o caso do personagem Mussum Alive (@MussumAlive). O projeto de Leandro Santos, de São Paulo, era homenagear o famoso humorista carioca ao utilizar nas frases suas inusitadas gírias. "Nunca imaginei que fosse tomar essa proporção e nem fiz a página para ser popular. Foi muito por acaso", explica o rapaz, que hoje administra uma conta com mais de 101 mil seguidores no Twitter.
A fama no site fez com que criasse um blog dedicado ao Mussum Alive (www.bebidaliberada.com.br), de onde tira parte da renda, que se mostrou satisfatória para que deixasse a profissão de inspetor veicular para trás. Acreditando no potencial do que estava acompanhando, a MTV convidou Santos no ano passado para trazer o seu Mussum para comentar os vídeos mais populares da internet no programa Furo MTV. "É bem diferente de tudo o que faço no Twitter e no blog. Na TV há uma questão de compromisso maior e se torna algo mais profissional."
Segundo ele, a mudança de universo é algo natural para boas ideias. "Se você tem relativo sucesso na internet, é uma consequência migrar para outros meios. Só depende do talento e da dedicação", diz Santos.
O fato de ter jogado a carreira profissional para o alto e apostado suas fichas nos twitts do Mussum Alive não quer dizer que não tenha medo das incertezas. "Prefiro procurar coisas novas para incrementar o personagem e não fazê-lo refém do Twitter. É bom estar ligado no que acontece para seguir a onda", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;