Setecidades Titulo
Falta de iluminação leva medo à população do Jardim Adelina
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
26/10/2005 | 08:13
Compartilhar notícia


A carência de iluminação pública leva medo e irrita moradores da rua José Netto, no Jardim Adelina, em Mauá. Os postes que deveriam sustentar as lâmpadas foram instalados há seis meses, mas a iluminação ficou só na promessa. Os moradores dizem estar no meio de um empurra-empurra entre a AES Eletropaulo e a Prefeitura, e afirmam que roubos e tentativas de estupro são freqüentes nas ruas sem luz. Na tentativa de amenizar o problema, um morador instalou refletor no acesso à rua, com o objetivo de iluminar as proximidades das residências de estudantes e trabalhadores. A recompensa para ele foi um aumento significativo na conta de luz.

“A promessa foi que os postes seriam trocados e, em seguida, a iluminação seria colocada. Mas caímos na enrolação entre Prefeitura e Eletropaulo. A Prefeitura diz que a instalação depende da Eletropaulo. A Eletropaulo diz que depende da Prefeitura. Quem termina prejudicado é a gente”, conta o encarregado de expedição Josenildo Aparecido de Lira, 30 anos, morador da rua.

O motorista Ari Aparecido Cardoso desistiu de esperar uma atitude dos órgãos públicos. Ele instalou um refletor de alta potência em frente a sua casa. “Foi o jeito que encontrei para iluminar a rua. Minha mulher sai do trabalho muito tarde, chega aqui na escuridão. Já aconteceram duas tentativas de estupro na rua”. Ele conta que acende o refletor por volta das 18h e o deixa ligado até o início da madrugada. “Minha conta teve um aumento de R$ 40 por conta disso.”

Trâmites – Para que seja instalado um ponto de iluminação, segundo a AES Eletropaulo e a Prefeitura, é preciso que a Prefeitura faça um projeto, aprove o orçamento e encaminhe o pedido para a Eletropaulo. A Eletropaulo recebe o pedido de instalação, faz os cálculos de custos e devolve para a Prefeitura. Então, a Prefeitura deve pagar os custos de instalação para que a Eletropaulo faça o serviço.

Segundo a Eletropaulo, nenhum pedido de instalação de iluminação para aquela rua chegou à empresa. Por isso, o projeto ainda não foi feito. A Prefeitura reconhece que não encaminhou o pedido para a Eletropaulo. A administração municipal diz que o orçamento precisa ser refeito, pois o projeto original se perdeu durante a troca de governo. Somente quando o novo orçamento estiver pronto será possível encaminhar o pedido para a Eletropaulo. Segundo a Prefeitura, esse pedido estará na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para aprovação  na quinta. Após receber os valores referentes à instalação, a Eletropaulo tem de executar o serviço em até 30 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;