Política Titulo São Caetano
Sidão da Padaria perde recurso no TCE e segue com contas rejeitadas
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
06/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O TCE (Tribunal de Contas do Estado) rejeitou recurso impetrado pelo vereador Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PMDB), e manteve parecer negativo às contas do parlamentar à frente do Legislativo de São Caetano durante os exercícios de 2011 e 2012.

A reprovação dos gastos do peemedebista no comando da Câmara mantém o parlamentar inelegível por oito anos, segundo a Lei da Ficha Limpa. Sidão ainda pode solicitar o reexame da análise das contas – o caso ainda não foi transitado em julgado –, mas a existência de rejeição às contas implica no registro de candidatura do peemedebista à reeleição em outubro. Diferentemente das contas do Executivo, o parecer dos gastos de gestões do Legislativo não pode ser derrubado pelos vereadores.

Em 2015, o TCE reprovou as contas de Sidão por encontrar série de irregularidades cometidas em suas gestões no comando da Câmara são-caetanense. Entre os apontamentos, o tribunal questionou o excesso de cargos comissionados (132 de um total de 174, à época), falta de planejamento financeiro e pagamento de horas extras a servidores apadrinhados. A instituição também citou a contratação de serviço de taquigrafia (transcrição das sessões) terceirizado, em detrimento da existência de quadro de pessoal de carreira.

Além da rejeição às contas, Sidão foi multado em R$ 4.250. O recurso do parlamentar contra a rejeição às contas de 2011 foi negado pelo TCE no mês passado. Já a manutenção do parecer dos gastos do exercício de 2012 ocorreu em novembro.

Aliado do governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), Sidão vinha se movimentando para ser indicado ao posto de vice na chapa do peemedebista, que disputará a reeleição em outubro. Porém, perdeu força internamente depois de sofrer dois reveses junto à Corte de Contas. Atualmente segue articulando em benefício do governo no Legislativo para ter o apoio do Palácio da Cerâmica na tentativa de reverter as decisões.

Procurado, Sidão não quis se manifestar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;