Setecidades Titulo Patrimônio
MP pede paralisação total em cine teatro

Promotores recomendam que obra no Carlos Gomes só seja retomada com projeto aprovado

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
04/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Ministério Público recomendou à Prefeitura de Santo André a imediata e completa paralisação da reforma no Cine Teatro Carlos Gomes, na região central da cidade. Conforme o parecer dos promotores Fábio Luiz Rossi, de Meio Ambiente, e Fábio Henrique Franchi, de Habitação e Urbanismo, a administração terá prazo máximo de 60 dias para fazer todos os estudos técnicos considerados indispensáveis para que o prédio volte a ser como era antes das obras, iniciadas em dezembro e interrompidas há quase um mês.

Após a elaboração do projeto completo e integral de restauração, ainda conforme o Ministério Público, a Prefeitura terá 30 dias para submeter o documento à aprovação do Comdephaapasa ( (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) e da população, por meio de audiências públicas. Só então a obra poderá ser retomada.

A administração terá ainda de fazer outro processo de licitação para determinar a empresa responsável pelas intervenções. Durante a execução do projeto, os promotores recomendam que o Comdephaapasa deverá acompanhar e fiscalizar a obra.

A Prefeitura informou apenas que após reunião com o Ministério Público, e em comum acordo, estabeleceu que será encaminhado projeto executivo para o Comdephaapasa. Ainda conforme a nota, assim que aprovado, a obra será retomada.

VITÓRIA

O movimento SOS Carlos Gomes considera o parecer dos promotores como vitória da população de Santo André. "Podemos dizer que a sociedade unida é a maior arma para garantir os nossos direitos. O esforço valeu a pena", garante um dos integrantes do grupo, o especialista em redes sociais Kleyber Panisa, 37 anos.

Há uma semana, manifestantes se reuniram em frente ao cine teatro, na Rua Senador Flaquer, e promoveram série de atividades culturais em nome da preservação do patrimônio. Artistas da região se apresentaram e houve exposição de fotos e vídeos, além de coleta de 3.000 assinaturas pela paralisação da obra.

O cine teatro foi o quinto cinema construído no Brasil. Aberto em 1912 na Rua Coronel Oliveira Lima, foi transferido para a Rua Senador Flaquer em 1925. Recebeu a primeira reforma em 1947 e, em 1990, foi declarado de utilidade pública. Em 1992, foi tombado pelo Comdephaapasa. Em 2009, a Prefeitura decidiu fechar o local por problemas estruturais na parte elétrica e nos banheiros, além de infiltrações, falta de saída de emergência e de acessibilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;