Cultura & Lazer Titulo
Festival de cinema de Brasília consagra ‘Baixio das Bestas’
Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
29/11/2006 | 20:04
Compartilhar notícia


O longa pernambucano Baixio das Bestas saiu consagrado da noite de premiação do 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ao todo, a produção, que leva a assinatura de Cláudio Assis, recebeu cinco Candango além do prêmio especial da crítica.

O novo filme de Assis, que ficou famoso por Amarelo Manga, primeiro longa em que atuou como diretor e que chegou aos cinemas em 2003, foi premiado nas categorias filme, atriz (Mariah Teixeira), atriz coadjuvante (Dira Paes) e trilha sonora (Pupillo). Sob a alegação do “mergulho contundente no processo de degradação moral e social de um Brasil de excluídos, pelo rigor formal e pela entrega visceral do elenco”, a crítica achou por bem considerar Baixio das Bestas o melhor filme do festival.

E como Assis gosta mesmo é de uma história densa e visceral, a trama de Baixio das Bestas explora o que há por trás das aparências em vez de somente apresentá-las. Na trama, Auxiliadora é uma garota explorada de todas as formas pelo seu avô, inclusive sexualmente.

Desejada por outros homens, ela só consegue se ver como um objeto de desejo e nada mais que isso. Do mesmo problema sofrem as prostitutas do local. Sem autonomia, vivem as desventuras de uma decadente cultura latifundiária.

O elenco de Baixio das Bestas destaca-se pela presença de alguns nomes importantes para o cinema nacional. Atuam no filme Caio Blat, Matheus Nachtergaele e Dira Paes. A previsão é de que o longa chegue aos cinemas no primeiro semestre de 2007.

Outros prêmios – A noite de premiação do festival também destacou outras produções. Querô, de Carlos Cortez, ficou com os Candango de melhor ator (Maxwell Nascimento), roteiro, direção de arte e som. Já Helvécio Ratton levou o prêmio de melhor direção por Batismo de Sangue.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;