Política Titulo
Primeiro desafio de Lula é renegociar com FMI, diz economista
Por Da AFP
17/11/2002 | 15:36
Compartilhar notícia


O primeiro desafio do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a renegociação da dívida externa do Brasil com o Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo o economista brasileiro João Machado Borges, em declarações dadas neste domingo, em Montevidéu, onde participa do Fórum Social Uruguai.

"O primeiro desafio que o governo de Lula tem é renegociar o acordo do Brasil com o FMI", afirmou o catedrático da Universidade Católica de São Paulo e ex-membro da direção nacional do PT.

Ele qualificou de excessivas as exigências do FMI e advertiu que, se estas continuarem "da maneira como estão colocadas, tornarão quase impossível que Lula cumpra com os compromissos que assumiu na campanha eleitoral".

"É necessário ter uma política de responsabilidade fiscal e não podemos aceitar a idéia de um aumento explosivo da dívida pública a longo prazo", disse Machado Borges.

"Tampouco é boa coisa tentar resolver o problema da dívida com experiências dos chamados bloqueios de liquidez, como foi o plano Collor no Brasil ou o Bonex na Argentina, pois isso tem conseqüências muito negativas para a população", acrescentou.

"É preciso manter um superávit fiscal, mas no momento em que a economia brasileira está em recessão, é muito razoável ter um objetivo não tão ambicioso de superávit fiscal primário, deixando mais espaço no orçamento para alguns dos gastos urgentes, como a campanha contra a fome e o reajuste (salarial) dos funcionários públicos", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;