Setecidades Titulo
O Congresso de Rio Grande da Serra já começou
Por Ademir Medici
11/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Rio Grande da Serra dará total apoio à organização e à realização do 14º Congresso de História do Grande ABC, marcado para novembro. A garantia foi dada pela vice-prefeita de Rio Grande da Serra, professora Marilza de Oliveira, para um grupo de 50 pesquisadores da maioria das sete cidades, reunidos quarta-feira no Creb local (Centro de Referência de Educação Básica).

O lado prático do encontro demonstrou as boas intenções da Prefeitura de Rio Grande da Serra. Os pesquisadores foram recebidos com toda fidalguia. Sociólogo Jorge Magyar conduziu os trabalhos. E um grande número de presentes se manifestou. Sugeriram temas. Defenderam ideias. Lembraram passagens. Elevaram Rio Grande da Serra ao topo da construção da memória regional.

Especial atenção foi dada à obra da advogada e historiadora Gisela Leonor Saar, o grande nome da história e memória de Rio Grande da Serra.

DE TREM

Dos 50 participantes, 15 viajaram de trem desde a Estação de Santo André até a Estação de Rio Grande da Serra. Estações vencidas, o trem ia esvaziando. De repente, todos nós estávamos num mesmo vagão fazendo o que mais gostamos... memória. A caravana da memória.

Dalila Teles Veras compôs um lindo poema. Em breve será mostrado. Clarivalde Versolatto, Nevino Antonio Rocco e Vicente D’Angelo, que há pelo menos 50 anos não andavam de trem, voltaram a conferir a beleza de percorrer a antiga São Paulo Railway.

Como falar de tanta gente? Temos essa página diária. Em pílulas ilustradas, de todos falaremos. E como comentou o Jorge: de verdade, o 14º Congresso já começou. Novembro será o coroamento de um esforço que começou lá atrás, em 1990, sugestão do professor José de Souza Martins e que teve total apoio do prefeito Celso Daniel. Pena que o prefeito Rio Grande da Serra, 27 anos depois, faltou. Não sabe o que perdeu.

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Presença do Núcleo de Convivência Menino Jesus, de São Caetano; entrevistada: Vera Lúcia Contesini. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Trianon AM (740) – Universal de Santos (810) – Quinta Avenida. A obra musical do compositor George Gershwin, o ‘mister music’.

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, às 19h. Pela internet: sites Radio Trianon; quintaavenida.mus.br e Scala 99 – grandeabcwebradio.com

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Terceiro programa de uma série de cinco somente sobre Carnaval. O último irá ao ar nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h (ou logo após o futebol), com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 11 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6364

Manchete – Liberados preço e exportação de carne

n Moedas em cruzeiro ainda têm valor.

Diadema – Moradores do Jardim Sapopema cobram pavimentação.

Segunda Divisão – Noroeste e Bandeirantes sobem. São Bernardo chora. Na penúltima rodada do quadrangular decisivo, disputada em Campinas, no Campo do Guarani: Noroeste 2, União Barbarense 1; Bandeirante 2, EC São Bernardo 1.

Em 11 de fevereiro de...

1917 – O cientista Oswaldo Cruz falece em Petrópolis (Rio de Janeiro), às 22h. Exercia o cargo de prefeito e diretor do Instituto de Manguinhos. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil

Primeiro de Maio FC anuncia a sua nova diretoria. À frente, o presidente Ido Beccherini.

Jogos intermunicipais de futebol em Santo André: o Brasil local recebe o Rachou Team, uma das equipes da AA das Palmeiras, de São Paulo; e o Primeiro de Maio faz dois jogos frente ao Flor do Ipiranga (1º e 2º quadros). O jogo principal vale uma medalha de ouro ao vencedor, oferecida por Guilherme H. de Carvalho

A guerra. Do noticiário do Estadão: o protesto do Brasil em nota à Alemanha contra a guerra marítima ilimitada.

1937 – Fundada a Porcelana Mauá, produtora de xícaras, pratos e pires estabelecida na Avenida Barão de Mauá.

SÃO CAETANO

100 anos do Cartório de Registro Civil: 1917-2017

Registrado, em 11 de fevereiro de 1917, o segundo nascimento: Maria Miazzi, filha de Eugênio Miazzi, italiano, maquinista, e de Thereza Zenardi. O nascimento ocorreu na véspera.

Avós paternos: Pedro Miazzi e Verônica Boldim.

Avós maternos: Antonio Zenardi e Maria Montagner.

Notas

Maria Miazzi casou-se em 19 de maio de 1938 com Guilherme Jorge Bauer.

E faleceu, em São Bernardo, em 11 de agosto de 1982.

Santos do Dia

Hoje a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Por 18 vezes, apareceu a Bernadete Soubirous, na gruta de Massabielle, perto de Lourdes, na França, em 1858.

No Grande ABC temos a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Sonia Maria, em Mauá, a comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Tatetos, além-balsa de Riacho Grande, e a capela Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Zaira, em Mauá.

Lúcio

Pascoal

Hoje

Dia do Zelador

Dia Mundial do Enfermo

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 11 de fevereiro:

No Maranhão, Aldeias Altas.

No Rio Grande do Sul, Antônio Prado.

No Paraná, Araucária.

No Pará, Primavera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;