Internacional Titulo Vitória do 'não'
Evo Morales é derrotado em referendo e não poderá concorrer a novo mandato

Eleitores levaram Evo à sua primeira derrota
eleitoral desde que se tornou presidente, em 2006

24/02/2016 | 02:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Eleitores bolivianos levaram Evo Morales à sua primeira derrota eleitoral desde que se tornou presidente, em 2006, ao rejeitarem, por estreita margem, uma reforma constitucional que permitiria que ele disputasse um quarto mandato em 2019.

Após o anúncio oficial na noite desta terça-feira, as ruas da cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde a oposição a Morales é intensa, foram tomadas por eleitores que comemoraram o resultado do referendo realizado no domingo. Na capital La Paz também houve celebrações.

Com 99,5% das urnas apuradas, o "não" à possibilidade de Morales concorrer a novo mandato tinha 51% dos votos, contra 49% do sim. A diferença, de 150 mil votos, não poderá mais ser revertida com a apuração do restante dos votos.

O resultado coincide com duas pesquisas de boca de urna divulgadas logo após o fechamento das seções eleitorais.

Até o referendo de domingo, Morales havia vencido todas as disputas eleitorais nacionais, incluindo um referendo para mudar a Constituição do país em 2009, por uma margem média de 61,5% dos votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;