Política Titulo
Marinho adota governo do 'espetáculo'
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
29/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), fecha neste domingo três meses de atuação com um balanço pouco favorável a ações administrativas efetivas. O que se viu no quadro geral foi uma exposição exacerbada à ‘espetacularização', com a concretização de projetos beirando a nulidade nesse período.

Para o cientista político Rui Tavares Maluf, ainda é "cedo" para uma real avaliação da capacidade de gestão do petista, mas em 90 dias há consistência para "sentir" uma tendência. "Seis meses seria o mínimo de tempo para fazermos análise. Início de nova administração é complicado. O que, de fato, é possível observar é a seriedade de lidar com os diagnósticos", ressalta.

O especialista salienta que a exibição em eventos midiáticos integra o leque de deslocamentos aceitável para políticos. "Uma coisa não elimina a outra. Ações de chefes de Executivo não são rigorosamente administrativas. O que tem de ser julgado é o espaço que essa atividade ocupa dentro da solução das demandas populares."

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, Luiz Marinho esteve presente em inúmeros acontecimentos populistas. O mais recente deles foi a participação no desafio internacional de futsal entre Brasil e Argentina, realizado em São Bernardo. O petista cumprimentou os atletas dentro de quadra e, inclusive, jantou com o selecionado canarinho na véspera da partida.

Já em janeiro, o prefeito também deu o pontapé inicial na estréia do juniores do São Bernardo Futebol Clube na 40ª edição da Copa São Paulo. Ainda pegando carona na notoriedade de eventos esportivos, o chefe do Executivo acompanhou o Jogo das Estrelas, no dia 31 de janeiro, com presença do piloto brasileiro de Fórmula 1, Felipe Massa.

Outra atividade em que Marinho mostrou a cara foi a tradicional pisa da uva, no bairro do Taboão, que visa a produção de vinho artesanal na cidade. Ele também visitou o set de filmagens do longa metragem Lula, o filho do Brasil. Nas gravações realizadas na Igreja Matriz, o petista posou para fotos ao lado do diretor Fábio Barreto e da atriz Glória Pires.

Administrativo - As ações administrativas da gestão Luiz Marinho até o momento renderam resultados limitados. Muito, entretanto, em função da relação do Executivo com a bancada de oposição da Câmara, que mantém firme postura combativa. A reforma da estrutura da Prefeitura, tida com uma das ferramentas para que os projetos petistas deslanchem, passa por embaraço de debates e discussões no Legislativo.

De efetivo, o prefeito de São Bernardo trabalha na reforma do Parque de Esportes Radicais, iniciou o cadastramento de crianças que necessitam de creches, inaugurou uma base da Guarda Ambiental no Riacho Grande, e firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para a abertura de 34 postos de recebimentos de tributos municipais, dentre outras ações que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Procurada, a Prefeitura não retornou os contatos da reportagem para comentar o balanço da gestão petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;