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A verdadeira 'diaba' de Prada
Por Da AFP
09/09/2009 | 07:00
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A toda-poderosa editora da Vogue americana, Anna Wintour, foi mostrada no filme "O Diabo veste Prada" como uma editora voraz e cheia de caprichos, mas um documentário lançado recentemente revela um rosto mais humano da famosa e temida imperatriz da moda.

"The September Issue", que acaba de estrear com aplausos nos Estados Unidos, muda a imagem da mulher sem piedade e quase desumana conhecida pelo mundo para a de uma arbiter elegantiarum, especialista de bom gosto que dita a moda global.

Passando da ficção para a realidade, a equipe de filmagem do documentário de R.J.Cutler seguiu durante meses a preparação da edição da Vogue "mais grossa da história", a de setembro de 2007, antes da crise econômica e deserção de anunciantes.

Um total de 840 páginas, das quais 727 são de publicidade: cifras eloquentes da hegemonia da indústria do luxo sobre as revistas de moda, uma realidade gerenciada pela legendária editora da Vogue, desde 1988.

O documentário mostra Wintour em uma reunião com o dono da rede de lojas Nieman Marcus, que destaca que "ninguém usava mais peles até que Anna voltou a usá-las na Vogue" e pergunta quais criadores serão destacados pela Vogue para colocar em evidência seus modelos nas vitrines.

Esse vínculo com a indústria é um motor poderoso para Anna Wintour, que sempre pede que a roupa fotografada "possa ser usada". É Anna que inventou colocar famosos na capa, uma ideia brilhante que faz vender revistas e roupas.

O documentário apresenta uma realidade diferente, menos cruel, com Wintour mostrando que pode sorrir com sinceridade, ser às vezes agradável e até tirar seus óculos escuros.

Diáfana com seus vestidos de corte preciso e ajustados, com maquiagem leve e jamais extravagante, Anna Wintour parece antes de tudo querer passar a imagem de uma profissional rigorosa.




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