Cultura & Lazer Titulo
Família unida na TV e nos bastidores
Diogo de Oliveira
Da TV Press
20/03/2006 | 07:54
Compartilhar notícia


No set de filmagens de A Grande Família, o ambiente é dos mais familiares. Consolidada pelo longo tempo de exibição do programa, que estréia sua sexta temporada no próximo dia 6 de abril, a amizade entre os atores do elenco é um ponto forte do seriado. “Nós brincamos que já não existe um espaço entre realidade e ficção. Às vezes, estamos conversando no set, o diretor fala gravando’ e nós nos transformamos imediatamente nos personagens”, diz a atriz Marieta Severo, intérprete da Dona Nenê na série.

Com tamanho entrosamento, os bastidores da gravação não são menos divertidos que o agitado cotidiano da suburbana família Silva. No episódio O Poderoso Popozão, ainda sem data para ir ao ar, Lineu – personagem de Marco Nanini – vai distribuir panfletos e colar cartazes para convocar os moradores do bairro para uma Assembléia Extraordinária. Presidente da Associação de Moradores, Lineu tem sua casa assaltada por traficantes no início do capítulo. Para reaver seus pertences, ele resolve procurar a polícia e convocar os vizinhos para debater sobre a segurança no local e propor medidas para conter os freqüentes assaltos. “Não vejo isso como política. É uma questão da Associação dos Moradores. Houve uma situação no bairro, um mal entendido com traficantes e ele resolve convocar a comunidade”, minimiza Marco Nanini.

Figura cada vez mais presente nas histórias de A Grande Família, o Beiçola – de Marcos Oliveira – também vai sofrer com os assaltos recorrentes. Depois da casa de Lineu, o reformado salão Cabelo’s Hair, de Marilda, interpretada por Andréa Beltrão, terá alguns equipamentos roubados, dentre eles a chapinha para alisamento de cabelos utilizada em segredo por Beiçola. “Acho que meu disfarce de Carmem Miranda não vai dar certo”, brinca o ator, que passará o episódio com a cabeça enfaixada para que outros personagens da série não descubram que seu cabelo é crespo.

Além dos tradicionais membros da família suburbana, alguns personagens que já participaram das histórias em temporadas anteriores voltam ao seriado na nova fase. É o caso dos atores Diogo Vilela e Lília Cabral, que interpretam o Remela e a Margô, respectivamente. O ator, por exemplo, já estará de volta neste mesmo episódio, O Poderoso Popozão. Remela vai resgatar os objetos roubados de Lineu a pedido de Agostinho, personagem de Pedro Cardoso, que fala para o “bandidinho” amigo ir até o chefe do tráfico de drogas do local.

Diretor de A Grande Família, Maurício Farias acredita que o modelo do sitcom favorece na hora de inserir e retirar personagens. “O programa tem um formato dramatúrgico simples. A televisão de hoje quase não tem atração igual. Acredito que este seja um dos fatores decisivos, que fazem da série um sucesso”, afirma Farias.

O roteirista Cláudio Paiva reservou para esta temporada histórias que vão alcançar um universo cotidiano mais próximo do real. Desde os primeiros capítulos, os acontecimentos passarão a englobar os vizinhos da família protagonista. Além de mostrar mais o cotidiano bairrista, uma das principais novidades de A Grande Família será criação do Clube Paivense, que vai reunir os moradores do local em histórias que prometem ser engraçadíssimas. O enredo será reforçado mais à frente pela figura do ator Pedro Cardoso, que será eleito presidente do clube e irá rivalizar em popularidade com o “sogrão”, presidente da Associação de Moradores. “Nós estamos em um ano eleitoral. A Globo impõe restrições e é sempre delicado trabalhar o assunto. Mas esse é um filão que não abrimos mão. O programa sempre foi pautado em questões políticas”, defende Cláudio Paiva.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;