Setecidades Titulo
Capela do Pedroso é reinaugurada
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
20/04/2006 | 08:02
Compartilhar notícia


Após quatro meses de reformas, a capela Santa Cruz, uma das mais antigas de Santo André, foi reinaugurada. Em janeiro, o santuário do século XIX do Parque do Pedroso foi destruído por vândalos. Cinco imagens e dois crucifixos foram despedaçados. Uma estátua em gesso de Nossa Senhora Aparecida teve a cabeça arrancada. os vidros foram quebrados.

A primeira celebração na capela reconstruída foi no domingo de Páscoa. Uma caravana formada por cerca de 50 carros seguiu da região central de Santo André para a Santa Cruz. Nos veículos, os fiéis traziam as imagens sacras que substituíram as estátuas depredadas. Cerca de 150 pessoas participaram da missa.

Segundo o frei Aparecido de Góis, responsável pela capela, a reforma custou aproximadamente R$ 5 mil. “Os fiéis se reuniram e pagaram a conta. Não foi mais caro porque não tivemos que pagar pela mão-de-obra. Eles mesmos fizeram de forma voluntária”, disse o padre. Além da substituição das imagens, a capela ganhou uma mão de pintura, que apagou as pichações da fachada.

Do lado de fora, a Prefeitura de Santo André reforçou a segurança da capela. Nas entradas, foram instalados portões de ferro, que dificultam novas invasões. As janelas também foram cobertas por telas. Apesar dos esforços, os vidros de uma das portas sem telas, foram quebrados por vândalos. Segundo a Prefeitura, seis guardas municipais fazem rondas diárias no Parque do Pedroso. O trajeto percorrido pelos agentes incluiria a capela Santa Cruz. Fiéis que trabalharam na reforma do santuário, no entanto, afirmaram ter visto a ronda da Guarda Municipal só por um dia durante a execução dos serviços, que se estendeu por toda semana que culminou no feriado de Páscoa.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) elabora projeto para revitalizar o Parque do Pedroso. Hoje, o espaço – que já foi uma das principais opções de lazer da cidade – está abandonado. O plano inclui reforma de banheiros, playgrounds e churrasqueiras, num prazo de um ano e meio.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;