Setecidades Titulo Saúde
São Bernardo quer zerar fila de cirurgia

Mutirão de operações de hérnia atenderá pacientes antes da inauguração do Hospital de Clínicas

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
19/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Prefeitura de São Bernardo irá realizar mutirões de cirurgia aos fins de semana para zerar a demanda reprimida de pacientes com hérnia antes da inauguração do Hospital de Clínicas, que começará a atender em novembro. A intenção é evitar que o novo equipamento de Saúde inicie as atividades com fila de espera para a especialidade.

Em três meses, a administração municipal prevê realizar 370 cirurgias de hérnias epigástricas, umbilicais e inguinais no Hospital de Ensino Anchieta. "Vamos utilizar sábados e períodos de fim de tarde para essa programação. Esperamos que, depois da inauguração do Hospital de Clínicas, tenhamos condições de dar conta dos atendimentos à população com prazo mínimo ideal para cada uma das áreas", afirmou o secretário de Saúde Arthur Chioro.

O Hospital Anchieta, sob a coordenação da Central de Regulação da Prefeitura, irá reorganizar as cirurgias de alta complexidade, utilizando os recursos já existentes, para assumir operações que deveriam ser feitas pelos hospitais estaduais.

Também estão previstos procedimentos em outras especialidades. "Estamos avançando e conseguindo identificar quais são as áreas onde temos o maior estrangulamentos, como varizes, hérnias e catarata. Daremos prioridade para essas especialidades", disse Chioro.

INAUGURAÇÕES

O prefeito Luiz Marinho entregou ontem as obras de reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Nazareth, no bairro. Com as intervenções, o equipamento passou de 416 m² para 879 m².

Chioro afirmou que no dia 16 serão entregues a reforma e ampliação da UBS Alves Dias, e no dia 4 de julho, a unidade do Parque São Bernardo. Segundo o secretário, estão previstos a finalização das intervenções em mais quatro unidades ainda neste ano, e início dos trabalhos em outras sete. "O restante ficará para o ano que vem, completando 100% das unidades", afirmou.

Hoje, será inaugurado o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) 2 Alvarenga, destinado ao atendimento de portadores de transtornos psíquicos severos e persistentes. A unidade abrangerá os bairros atendidos por nove UBS da região, além da demanda encaminhada por outras três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). O equipamento deverá prestar, em média, 300 atendimentos por mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;