Internacional Titulo
Contas de Pinochet em paraíso fiscal são congeladas
Do Diário OnLine
16/05/2001 | 09:53
Compartilhar notícia


As contas secretas em nome do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, no arquipélago das Bermudas, um paraíso fiscal no Caribe, foram congeladas, segundo informações de autoridades locais.

Segundo o vice-governador-geral das Bermudas, um território britânico, o congelamento foi uma resposta ao pedido feito pelo juiz espanhol Baltazar Garzón, por meio da chancelaria da Grã-Bretanha.

Em entrevista ao jornal local Royal Gazette, o vice-governador-geral afirmou ter recebido o pedido e acrescentou que as medidas foram tomadas durante o final de semana, devido às convenções internacionais.

A decisão do governo das Bermudas não foi considerada pelos advogados do general, que asseguraram que Pinochet não tinha nenhuma conta bancária fora do Chile.

Em 1998 e 2000, o juiz Baltazar Garzón pediu a extradição do general Pinochet para a Espanha, quando ele estava na Grã-Bretanha, mas a solicitação não teve sucesso.

Crimes - O general Pinochet seria julgado na Espanha pelos supostos crimes cometidos contra os direitos humanos cometidos contra cidadãos espanhóis durante seu governo no Chile, entre 1973 e 1990.

Além disso, o general enfrenta processo no Chile com relação ao caso conhecido como ‘Caravana da Morte’, em que dezenas de dissidentes políticos teriam desaparecido e sido mortos pelas forças do governo, durante a ditadura no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;